Unidade Curricular: | Código: | ||
Estruturas Especiais | 905EESP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Engenharia Civil | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 104 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo principal desta disciplina é transmitir os conceitos fundamentais teóricos e práticos no domínio da análise, dimensionamento e/ou verificação de estruturas correntes em construção metálica e mista. O âmbito do estudo a realizar estende-se desde sua conceção, modelação e discussão, ao seu funcionamento orgânico e estrutural, bem como ao seu cálculo e pormenorização. A disciplina que Estruturas Especiais (metálicas e mistas) pretende, deste modo, preparar os alunos dentro dos temas apresentados, com vista ao seu enquadramento profissional no desempenho de atividades específicas a estes ramos do conhecimento da Engenharia Civil, permitindo atingir as seguintes competências fundamentais: - Conceber, analisar, dimensionar e/ou verificar estruturas metálicas de edifícios correntes; - Associar peças estruturais mistas em estruturas metálicas, ou de betão armado e/ou pré-esforçado, de edifícios correntes. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Características das estruturas metálicas e âmbito de aplicação. 2. Tipos de estruturas metálicas. 3. Verificação segundo o EC3. 3.1. Bases para o dimensionamento 3.2. Verificação da segurança e métodos de análise de estruturas metálicas 3.3. Classificação das estruturas metálicas. 3.4. Estabilidade global e local de estruturas metálicas. 3.5. Estados limites de utilização. 3.6. Estados limites últimos. 4. Ligações - Comportamento e dimensionamento (aparafusadas e soldadas). 5. Vigas e pavimentos mistos. 6. Projeto geral de construções metálicas (cálculo e desenho de estruturas metálicas e mistas, seus elementos, ligações e pormenorização). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos de aprendizagem formulados, dados os tópicos incluídos no programa. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa recorrendo à resolução de um casos práticos. 1 - Avaliação contínua Baseia-se no modelo da avaliação contínua, numa vertente teórico-prática, com três componentes de avaliação, consistindo na realização de 2 testes escritos e um trabalho prático. A nota final da unidade curricular resulta da média ponderada dos 2 elementos de avaliação, respetivamente, as seguintes percentagens: (i) Ficha escrita (30%); (ii) Trabalhos periódicos (35%); (iii) Trabalho final (35%). 2 - Exame de Recurso / Época Especial Uma única prova, contendo todos os conteúdos da disciplina. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo que o aluno seja capaz de desenvolver tarefas de forma autónoma. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno a resolver problemas de conceção correntes na construção civil. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Manual de dimensionamento de estruturas metálicas - Rui Simões - edição CMM [2] NP EN 1993-1-2 - Eurocódigo 3 - Projeto de estruturas de aço - Parte 1.1 - Regras Gerais [3] NP EN 1993-1-8 - Eurocódigo 3 - Projeto de estruturas de aço - Parte 1.8 - Projeto de Ligações [4] EN 1994-1-1 - Eurocódigo 4 - Projeto de Estruturas Mistas Aço-Betão - Parte 1-1 - Regras Gerais | |||
Docente (* Responsável): | |||
Leonel Ramos (leonel@ufp.edu.pt) |