Unidade Curricular: | Código: | ||
Energia, Ambiente e Sustentabilidade | 827EASU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Engenharia Civil | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A introdução desta Unidade Curricular, opcional, tem por objetivo complementar o conhecimento do papel e o impacto ambiental das diversas formas de exploração, produção e uso de energia. Será dado um especial enfase ao impacte nas alterações climáticas. No final desta UC o aluno deverá ser capaz de: Compreender as relações entre ambiente e energia; Compreender a importância da energia no desenvolvimento humano; Saber discutir estatística de energia à escala global, europeia e nacional; Compreender os diversos sistemas de produção energia, renováveis e não renováveis; Identificar e propor sistemas de mitigação de impactes ambientais decorrentes da produção de energia; Conhecer as políticas Europeias para a energia; Conhecer o sistema nacional de produção e distribuição de energia; Conhecer o papel do IPCC e a importâncias das políticas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Capítulo 1 - Conceitos introdutórios 1.1. Ambiente e desenvolvimento humano 1.2. Energia 1.3. Energia e ambiente Capítulo 2 - Energia: Produção e impacte ambiental 2.1. Energias não renováveis 2.2. Energias renováveis 2.3. Estatísticas de energia Capítulo 3 - Política energética da União Europeia 3.1 A “União Energética” 3.2 A Estratégia Energética: 2020, 2030 e 2050 3.3 A estratégia para a segurança no aprovisionamento Capítulo 4 – O sistema energético Português 4.1. Caracterização do sistema energético nacional 4.2. Política nacional para a energia 4.3. O papel da ERSE Capítulo 5 – Energia e Alterações Climáticas 5.1. O papel do IPCC 5.2. Estratégias de mitigação e adaptação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que os tópicos incluídos no programa cobrem de forma aprofundada aspetos do estudo relacionados com a produção de energia e seus impactes ambientais, incluindo a gestão das emissões de CO2 e o impacte das tecnologias CAC. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa realizados, bem como de dois testes individuais, sem consulta. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global dos problemas de energia e ambiente pelos alunos, bem como as políticas e as técnicas aplicáveis na sua resolução, incluindo a gestão das emissões de CO2 e o impacte das tecnologias CAC. As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas, ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares, permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros profissionais. | |||
Bibliografia: | |||
- Andrews, J. and Jelley, N. (2007). Energy Science, Principles, technologies and impacts. Oxford University Press. ISBN: 978-0-19-928112-1. - APA (2020). REA 2019. - Developments and innovation in carbon dioxide (CO2) capture and storage technology: Carbon dioxide (CO2) storage and utilisation (Volume 2). Edited by M. Mercedes Maroto-Valer, Heriot-Watt University, UK. Woodhead Publishing Series in Energy No. 16. - European Commission. Em linha: ec.europa.eu/energy/en/home - International Energy Agency. Em linha: www.iea.org - Jorgen Randers (2012). 2052: A Global Forecast for the Next Forty Years. Chelsea Green Publishing. ISBN: 978-1-60358-421-0 - Meadows, D., Randers, J. and Meadows, D. (2004). Limits to Growth. The 30-Year Update. Chelsea Green Publishing Company, USA. ISBN 1-931498-51-2. - Steve Rackley (2009). "Carbon Capture and Storage".Publisher: Butterworth-Heinemann. ISBN: 1856176363 - ZEP. Zero emissions Platform. Em linha: www.zeroemissionsplatform.eu |