Unidade Curricular: | Código: | ||
Avaliação de Impactes | 905AIMP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Engenharia Civil | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Nesta UC serão aprofundados os processos e operações que integram os sistemas de avaliação do impacte ambiental de projetos, bem como a avaliação ambiental estratégica de planos e programas. As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão: • Trabalho autónomo e em equipa; • Capacidade de Organização e de Planeamento; • Capacidade para tomar decisões; • Capacidade de auto-aprendizagem; • Capacidade de aplicação de conhecimentos; • Capacidade de adaptação a situações novas; • Capacidade de Comunicação Oral e Escrita. No final da UC o aluno deverá: • Conhecer os conceitos base dos processos de AIA e AAE; • Conhecer a legislação aplicável a procedimentos de AIA e AAE; • Conhecer metodologias para identificação, quantificação e mitigação de impactes; • Experiência de aplicação prática de procedimentos de AIA e AAE. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução 1.1 Ambiente e desenvolvimento sustentável 1.2 A Avaliação de Impactes 2. O procedimento de AIA 2.1 Conceito e definições 2.2. Fases do procedimento de AIA 2.3. A Participação pública 3. Definição e objetivos da AAE 3.1 Requisitos legais e regulamentares para AAE 3.2 A AAE em planeamento e formulação de políticas em Portugal 3.3 Componentes do modelo de pensamento estratégico em AAE 4. Aplicação prática da AAE 4.1 Fontes de informação 4.2 Referência e evolução 4.3 Alternativas estratégicas 4.4 Avaliação das diferentes opções e incerteza | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos cobrem os objetivos formulados para a unidade curricular incluindo os processos metodológicos da Avaliação de Impactes e a apresentando da legislação em vigor sobre esta matéria. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa realizados. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global das questões da Avaliação de Impactes, bem como da legislação aplicável. As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas e ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares, permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros Mestres em Engenharia Civil. | |||
Bibliografia: | |||
1. Canter, L.W.. Environmental Impact Assessment. 2º Ed. Mc Graw-Hill, 1996. 2. DGOTDU & APA (2008). Guia da Avaliação Ambiental dos Pl. Munic. Ord.Território. 3. Morris, P. & Therivel, R.. Methods of Environmental Impact Assessment. 2º Ed. Spon Press, London and New York, 2001. 4. Legislação Portuguesa: -DL152-B/2017, de 11 de dezembro; 4º alteração ao DL151-B/2013, de 31 de outubro, alterado pelos DL 47/2014, de 24 de março, e 179/2015, de 27 de agosto, e pela Lei n.º 37/2017, de 2 de junho. -Port.395/2015, de 4 de novembro. 5. OCDE (2012), Aplicação da avaliação ambiental estratégica: Guia de boas práticas na cooperação para o desenvolvimento, OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264175877-pt 6. Partidário, M.R. e Jesus, J. (2003). Fundamentos de Avaliação de Impacte Ambiental, Eds. U. Aberta, Lisboa 7. Partidário, M.R. (2012). Guia de melhores práticas para AAE - orientações metodológicas para um pensamento estratégico em AAE. APA, Lisboa. ISBN 978-972-8577-63-6 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Nelson Azevedo Barros (nelson@ufp.edu.pt) |