Unidade Curricular: | Código: | ||
Patologias e Reabilitação de Construções | 827PRBC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Engenharia Civil | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A reabilitação do património edificado é uma área de grande importância estratégica, dada a necessidade de reabilitar os edifícios antigos e os primeiros edifícios de estrutura porticada de betão armado que se encontram profundamente degradados. A disciplina pretende transmitir os conhecimentos acerca dos mecanismos da física das construções que justificam as anomalias observadas, sendo privilegiada uma perspetiva prática, nomeadamente recorrendo-se à apresentação de exemplos concretos e casos de estudo. Em particular, a disciplina visa o conhecimento e o domínio: – Das causas que estão na origem da degradação dos edifícios; – Das características construtivas dos edifícios em estudo; – Dos métodos de inspeção, diagnóstico e intervenção no edificado; – Dos processos e técnicas de reabilitação de elementos estruturais e não estruturais; – Dos processos de gestão técnico-comercial dos processos de reabilitação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conhecimento e o domínio das causas gerais que estão na origem da degradação dos edifícios, das características construtivas dos edifícios em estudo, dos métodos de inspeção, diagnóstico e intervenção no edificado, dos processos e técnicas de reabilitação dos elementos construtivos, dos métodos de gestão técnico-comercial dos processos de reabilitação nos casos em estudo. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Conhecimento: Conhecimento dos mecanismos de degradação dos sistemas construtivos, através da cedência estrutural, da ação da humidade e da solicitação higro-térmica. Compreensão: Estudo de patologia de materiais e componentes, recorrendo a medidas e sondagens necessárias ao conhecimento das causas que estão na sua origem. Aplicação: Integração dos conhecimentos no projeto de reabilitação. Análise: Capacidade de uma visão multidisciplinar e discutir e criticar os resultados das diferentes soluções de reabilitação. Síntese: Metodologia para a elaboração de projetos de reabilitação. Projeto em Engenharia: Estudos de reforço estrutural, estudos de patologia da construção e projetos de reabilitação. Investigação em Engenharia: Reabilitação de edifícios. Prática em Engenharia: Execução dos projetos de reabilitação e avaliação do desempenho em serviço. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Trata-se de avaliação contínua e compreende duas componentes: uma componente teórico-prática e uma componente prática resultante de trabalhos realizados durante as aulas práticas. A avaliação da componente teórico-prática realiza-se de forma contínua, e inclui: - Dois testes escritos de avaliação individual que incidem sobre os conhecimentos lecionados até ao momento em que são realizados. Este elemento possui um peso de 70% (40% no Módulo 1 e 30% no Módulo 2) na classificação final da componente teórico-prática, avaliada nos testes. O desempenho do aluno, incluindo a assiduidade (medida através de folhas de presença), o desempenho técnico, a participação ativa nas aulas, trabalhos de casa e o interesse global demonstrado pela matéria, possui um peso de 10% na classificação final da avaliação contínua efetuada no Módulo 1. Realização de um trabalho sobre técnicas de reabilitação estrutural, no Módulo 2, com um peso de 20%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas são coerentes com os objetivos estabelecidos para o curso por causa do apoio ao estudo do desenvolvimento orientado, buscando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada aos problemas reais que permitem que o aluno a desenvolver a sua atividade como um técnico de reabilitação de edifícios, integrando o conhecimento das matérias ensinadas anteriormente e resolver problemas práticos de análise de patologias e tratamento das mesmas, usando diferentes materiais e técnicas reabilitação. | |||
Bibliografia: | |||
[1] CÓIAS, V.– Guia Prático para a Conservação de Imóveis, Lisboa, Dom Quixote, 2004. [2] DUNCAN, M. - Understanding Housing Defects, Londres, EG Books, 2009. [3] PAIVA, J.V./AGUIAR, J./PINHO, A. – Guia Técnico de Reabilitação Habitacional, Lisboa, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 2006. |