Unidade Curricular:Código:
Programação em Excel827PEXC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia Civil4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
No curso de engenharia civil é importante saber utilizar o computador na resolução de problemas, pelo que é necessário que os alunos dominem a sua programação e o raciocínio lógico. Nesta UC são fornecidos os conhecimentos técnicos de programação que permitem desenvolver raciocínios lógicos, bem como a linguagem VBA (Visual Basic for Applications), que permite aos alunos uma fácil aprendizagem da programação de computadores numa linguagem versátil e com uma base acessível na sua vida profissional.
Conteúdos Programáticos:
1. Elementos de Lógica e programação imperativa
1.1. Termos e Proposições;
1.2. Operações lógicas;
1.3. Propriedades das operações lógicas;
1.4. Expressões proposicionais;
1.5. Condições: universais, impossíveis e possíveis;
1.6. Implicação formal;
1.7. Quantificadores.
2. Algoritmia
2.1. Pseudocódigos;
2.2. Ferramentas básicas para todas as linguagens de programação;
2.3. Variáveis indexadas.
2.4. Aplicações numéricas e manipulação de vetores e matrizes
2.5. Programação recursiva
2.6. Programação em grande escala: método de programação modular por camadas baseadas em objetos.
3. Linguagem VBA em Excel
3.1. Ambiente VBA;
3.2. Elementos: carateres, constantes, variáveis e operadores aritméticos;
3.3. Funções, expressões aritméticas e lógicas;
3.4. Matrizes and “arrays”;
3.5. Programação: instruções de controlo de sequência;
3.6. Interação com o Excel;
3.7. Gravação de macros no apoio à programação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais de algoritmia e computação são apresentados nos primeiros capítulos introdutórios e no último capítulo são realizados exercícios concretos executados usando linguagem VBA em Excel.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino de programação aumentando a complexidade dos problemas resolvidos à medida que as instruções são apresentadas começando por abordar algumas técnicas de algoritmia. Nas aulas serão usados exemplos com o computador e os alunos irão desenvolver e testar os seus próprios programas na resolução de vários problemas.
A avaliação da componente inclui:
• Testes de avaliação individual (60% média dos testes).
• Trabalho prático individual (30%)
• Desempenho do aluno: assiduidade, resolução de problemas e participação ativa nas aulas (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objetivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções para problemas reais recorrendo ao VBA do Excel. Nesta unidade curricular os conceitos relacionados com a algoritmia e programação são apresentados e avaliados e são depois aplicados na resolução de problemas no âmbito da Engenharia Civil.
Bibliografia:
[1] Cormen, Thomas H.; Introduction to algorithms
[2] Jelen, Bill : Macros e VBA para Microsoft Excel / Bill Jelen e Tracy Syrstad ; trad. de Altair Dias Caldas de Moraes. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2004. - 576 p. : il. ; 24 cm. - Tít orig.: "VBA and Macros for Microsoft Excel"