Unidade Curricular:Código:
Física827FIS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Civil7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo principal desta unidade curricular é o de fornecer ao aluno competências ao nível da compreensão dos conceitos fundamentais da mecânica Newtoniana bem como da aplicação desses conceitos na resolução de problemas.
Conteúdos Programáticos:
Introdução à Mecânica. Equilíbrio das partículas. Equilíbrio de corpos rígidos. Geometria de massas. Cinemática. Dinâmica das partículas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como o equilíbrio das partículas e de corpos rígidos, a geometria de massas, a cinemática e dinâmica das partículas, cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a seleccionar e aplicar correctamente os princípios do comportamento físico de elementos para a resolução de problemas de engenharia civil, desenvolvidos em unidades curriculares específicas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a compreensão global da mecânica Newtoniana.
As aulas Práticas Laboratoriais baseiam-se na realização de ensaios seguindo protocolos experimentais.
A avaliação inclui os seguintes elementos nas aulas teórico-práticas (TP) e nas paulas práticas laboratoriais (PL):
• Testes de avaliação individual TP (50% média dos testes)
• Fichas de exercícios TP, de resolução individual (20% média das fichas)
• Fichas de ensaio PL, elaboradas em grupo (15% média das fichas)
• Prova de avaliação individual PL (15%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de mecânica Newtoniana, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para compreender e aplicar os princípios do comportamento físico de elementos para a resolução de problemas usados no âmbito da Engenharia Civil.
Bibliografia:
[1] Beer, F.P. e Johnston, E.R., (2005), Mecânica Vetorial para Engenheiros: Estática, McGraw-Hill.
[2] Beer, F.P. e Johnston, E.R.,(2006), Mecânica Vetorial para Engenheiros: Dinâmica, McGraw-Hill.
[3] Meriam, J.L. e Kraige, L.G., (2003), Mecânica - Estática, LTC.
[4] Meriam, J.L. e Kraige, L.G., (2004), Mecânica - Dinâmica, LTC.
[5] Halliday, D. Resnick, R. and Walker, J., (1997), Fundamentals of Physics, John Wiley & Sons.
[6] Cutnell, J.D. and Johnson, K.W., (2013), Introduction to Physics, John Wiley & Sons.