Unidade Curricular: | Código: | ||
Física | 827FIS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Engenharia Civil | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo principal desta unidade curricular é o de fornecer ao aluno competências ao nível da compreensão dos conceitos fundamentais da mecânica Newtoniana bem como da aplicação desses conceitos na resolução de problemas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução à Mecânica. Equilíbrio das partículas. Equilíbrio de corpos rígidos. Geometria de massas. Cinemática. Dinâmica das partículas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como o equilíbrio das partículas e de corpos rígidos, a geometria de massas, a cinemática e dinâmica das partículas, cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a seleccionar e aplicar correctamente os princípios do comportamento físico de elementos para a resolução de problemas de engenharia civil, desenvolvidos em unidades curriculares específicas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a compreensão global da mecânica Newtoniana. As aulas Práticas Laboratoriais baseiam-se na realização de ensaios seguindo protocolos experimentais. A avaliação inclui os seguintes elementos nas aulas teórico-práticas (TP) e nas paulas práticas laboratoriais (PL): • Testes de avaliação individual TP (50% média dos testes) • Fichas de exercícios TP, de resolução individual (20% média das fichas) • Fichas de ensaio PL, elaboradas em grupo (15% média das fichas) • Prova de avaliação individual PL (15%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de mecânica Newtoniana, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para compreender e aplicar os princípios do comportamento físico de elementos para a resolução de problemas usados no âmbito da Engenharia Civil. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Beer, F.P. e Johnston, E.R., (2005), Mecânica Vetorial para Engenheiros: Estática, McGraw-Hill. [2] Beer, F.P. e Johnston, E.R.,(2006), Mecânica Vetorial para Engenheiros: Dinâmica, McGraw-Hill. [3] Meriam, J.L. e Kraige, L.G., (2003), Mecânica - Estática, LTC. [4] Meriam, J.L. e Kraige, L.G., (2004), Mecânica - Dinâmica, LTC. [5] Halliday, D. Resnick, R. and Walker, J., (1997), Fundamentals of Physics, John Wiley & Sons. [6] Cutnell, J.D. and Johnson, K.W., (2013), Introduction to Physics, John Wiley & Sons. |