Unidade Curricular:Código:
Construção Sustentável905COSU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Civil3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Preparar e especializar licenciados que trabalhem e exerçam responsabilidades no âmbito da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas, desde a concepção e projecto até à desconstrução de edifícios. Pretende-se transmitir conhecimentos, por forma a que no exercício das suas actividades estes profissionais possam aplicar os princípios Ambientais e de Sustentabilidade, como contributo para melhorar o desempenho global e os resultados das suas empresas, numa óptica de Planeamento e de Construção Sustentáveis.
Conteúdos Programáticos:
1 - A Edificação e o Meio Ambiente
Os novos paradigmas sociais e a construção
A Cidade Sustentável
A Reabilitação Sustentável
Do Desenvolvimento Sustentável ao Ecodesenvolvimento
2 - Critérios Ambientais para uma Construção Sustentável
Implantação e integração no meio
Sistemas de otimização energética
3 - Materiais de construção de baixo impacto ambiental
Impacte ambiental materiais correntes
Novos materiais de construção
4 - Ciclo de vida da Edificação
Avaliação ciclo de vida material da construção
Avaliação ciclo de vida energético da construção
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular visam preparar e especializar licenciados que trabalhem e exerçam responsabilidades no âmbito da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas, desde a conceção, ao desenvolvimento do projeto até à demolição ou reabilitação de edifícios. Pretende-se transmitir conhecimentos, por forma a que no exercício das suas atividades estes profissionais possam aplicar os princípios Ambientais e de Sustentabilidade no desenvolvimento da sua atividade profissional, numa ótica de Planeamento e de Construção Sustentáveis.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização uma prova escrita bem como no desenvolvimento de um trabalho de investigação. Será também avaliada a assiduidade do aluno, o seu interesse manifestado pela matéria através da sua participação activa e empenho em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Processo de avaliação contínua e individual com base na qualidade de resposta aos testes propostos, trabalho prático, na assiduidade e participação. As metodologias adoptadas para esta Unidade Curricular serão baseadas em regime presencial, cujas aulas serão teórico-práticas com recurso a meios audiovisuais, textos e outros. As aulas serão leccionadas a partir da análise, exposição e debate a partir de diversas fontes de informação relativas e relacionadas com as várias componentes de teor técnico, histórico ou teórico da matéria. Será dado grande ênfase à discussão e reflexão individual e em grupo, também a partir de exercícios lançados em aula onde o aluno colocará de forma aplicada os conhecimentos adquiridos a partir da componente teórica da disciplina e investigação individual. Serão assim lançados dois momentos de avaliação consistindo num teste de aferição de conhecimentos adquiridos e num trabalho prático a desenvolver fora do regime presencial. A avaliação é continua com dois momentos de avaliação a par da assiduidade do aluno, o seu interesse manifestado pela matéria através da sua participação activa e empenho em sala de aula.
Bibliografia:
[1] Thomas, Randall (2003) Sustainable Urban Design, an environmental approach, Writers, Spon Press, London
[2] Higueras, Ester (2006) Urbanismo Bioclimático, Gustavi Gilli, Barcelona
[3] Cabello, Francisco (2007) El impacto ambiental en la edificación, critérios para una construcción sostenible, Edisofer s.l., Madrid
[4] VA (2001)A Green Vitruvius, principios e práticas de projecto para uma Arquitectura Ssutentável, Ordem dos Arquitectos, Lisboa