Unidade Curricular:Código:
Projeto Térmico, Acústico e de Ventilação828PTAV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Civil7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar um edifício de boas condições de conforto acústico, tanto ao nível de isolamento aos sons aéreos como aos sons de percussão, bem como ao nível do tratamento de salas e saber cumprir os Regulamentos e Normas aplicáveis, de modo que o aluno seja capaz de realizar projectos acústicos de edifícios. Igualmente saber dotar de condições de conforto térmico e de qualidade do ar através da utilização da ventilação natural, aproveitando o mais possível as tecnologias solares passivas, bem como saber cumprir a regulamentação aplicável no acto do projecto térmico e de ventilação de um edifício.
Conteúdos Programáticos:
Tratamento e Isolamento Acústico, Acústica de Exteriores, Ruído Aéreo em Acústica de Interiores, Ruído de Percussão em Acústica de Interiores, Acústica Arquitetural, Projeto Acústico, Preparação dos dados iniciais para a execução do projeto térmico, Cálculo das Necessidades Nominais de Energia. Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios, Projeto Térmico. Concepção e Dimensionamento de Sistemas de Ventilação Natural. Projeto de Sistemas de Ventilação Natural.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que os tópicos incluídos no programa cobrem os principais aspetos do estudo iniciando-se por recordar vários conceitos base e finalizando-se na execução dos projetos em si.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais de projeto. São propostos projetos sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios/projetos propostos para elaboração individual e dos trabalhos de pesquisa realizados (30% da classificação final). Serão executados dois testes de avaliação (70% da classificação final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas, ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares e à execução de projetos, permitem a compreensão dos desafios que se colocam à Engenharia Civil.
Bibliografia:
[1] Regulamento Geral do Ruído - Decreto-Lei 9/2007 de 17 de Janeiro.
[2] Patrício, Jorge (2018); Acústica nos edifícios; 7ª edição, Engebook; Portugal
[3] Decreto-Lei n.º 96/2008 de 9 de Junho –Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios.
[4] Santos, Carlos; Matias, Luís (2006) – Coeficientes de Transmissão Térmica de Elementos da Envolvente dos Edifícios, ITE 50, L.N.E.C., Lisboa.
[5] Rodrigues, António M.; Braga, Ana M.; Piedade, A. Canha (2009) – Térmica de Edifícios - Editora ORION.
[6] Legislação – Térmica de Edifícios: DL 118/2013 e Lei 58/2013 de 20 de agosto;
[7] IPQ (2002); NP 1037-1; Ventilação e evacuação dos produtos de combustão dos locais com aparelhos a gás. Parte 1: Edifícios de habitação. Ventilação natural;
Docente (* Responsável):
Miguel Ferreira (miguelf@ufp.edu.pt)