Unidade Curricular:Código:
Projeto de Especialidades1034PESP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Civil7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina propõe aos alunos a elaboração de um projecto em contexto similar ao profissional permitindo aos alunos de Arquitectura e de Eng. Civil percepcionar a interdisciplinaridade e complementaridade dos saberes. Dar-se-á ênfase à coordenação do projecto de modo a que no final este seja um todo e não a soma dos vários projectos propostos como: arquitectura, estruturas, redes de abastecimento de água, gases combustíveis e energia eléctrica, redes de drenagem de águas, de telecomunicações, segurança contra incêndio, ventilação e de acondicionamento térmico e acústico.
Conteúdos Programáticos:
1 O Papel das Especialidades no Projecto Global
1.1 Tipos de projectos
1.2 Requisitos legais
2 A Coordenação da equipa projectista e aspectos de articulação
2.1 Principais aspectos de articulação entre os vários projectos
2.2 Pormenorização da Arquitectura como auxílio ao desenvolvimento das Especialidades de Engenharia
3 Elementos necessários para execução de projectos
3.1 Levantamento topográfico e regras urbanísticas
3.2 Estudos geotécnicos
3.3 Caracterização técnica das Infraestruturas Públicas
3.4 Caracterização Climática
3.5 Mapas de Ruído
4 Composição e Análise de projectos das especialidades de:
4.1 Estabilidade
4.2 Rede predial de Abastecimento de águas
4.3 Rede de águas Residuais
4.4 Rede de águas Pluviais
4.5 Gás
4.6 Comportamento Térmico
4.7 Ventilação Natural
4.8 Comportamento Acústico
4.9 Segurança contra Incêndio.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como o papel das especialidades no contexto do Projeto Global - inclui-se aqui a visita de estudo e o respetivo relatório, os vários tipos de projetos, a coordenação da equipa projetista e os principais aspetos de articulação entre os diversos projetos e a composição e análise de projetos de especialidades , cobrem os principais aspetos do estudo que permitirão ao aluno desenvolver a sua atividade enquanto projetista.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
CONTÍNUA. Execução de projetos de arquitetura e de especialidades de engenharia (90% da nota final). Será executado um teste de avaliação (10% da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, procurando estabelecer um paralelismo entre a teoria ea prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno desenvolver a sua atividade enquanto projetista.
Bibliografia:
Eastman,Chuck; Teicholz,Paul; Sacks,Rafael e Liston,Kathleen (2013); Manual de BIM; Editora Bookman.
Santo, Fernando (2002). Edifícios - Visão integrada de Projectos e Obras. Lisboa, Ingenium Edições, Lda.
Appleton, Júlio (2013); Estruturas de Betão; Editora ORION.
ADDIS, Bill (2007). Building: 3000 years of design engineering and construction. London, Phaidon.
Patrício, Jorge (2018); Acústica nos edifícios; 7ª edição, Engebook; Portugal.
Santos, Carlos Pina; Matias, Luís (2006) – Coeficientes de Transmissão Térmica de Elementos da Envolvente dos Edifícios; ITE 50; L.N.E.C., Lisboa, Portugal.
Rodrigues, António M.; Braga, Ana M.; Piedade, A. Canha (2009); Térmica de Edifícios; Editora ORIO.
Viegas, João C. (2010); Ventilação natural de edifícios de habitação; Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Legislação em vigor relativa às várias especialidades de engenharia.
Docente (* Responsável):
Áureo Gonçalves (aureo@ufp.edu.pt)
Miguel Correia (mcorreia@ufp.edu.pt)
Miguel Ferreira (miguelf@ufp.edu.pt)