Unidade Curricular:Código:
Planos e Coordenação de Segurança828PCSG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoEngenharia Civil6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta unidade curricular, enquanto contributo para a formação do futuro mestre pretende-se que o aluno compreenda e investigue diferentes temáticas – Segurança e Saúde no Trabalho e Segurança contra Incêndios em Edifícios – situando o trabalho no âmbito da recolha e classificação de informação de natureza legal e técnica de modo a assegurar uma correta articulação entre diversos temas: acidentes, avaliação de riscos, medidas preventivas, proteção coletiva e individual, coordenação da segurança no setor da construção civil, gestão dos procedimentos de emergência, combate a incêndios, evacuação de trabalhadores em caso de perigo grave e iminente e formação de trabalhadores.
Conteúdos Programáticos:
Os acidentes no sector da construção civil e obras públicas; Legislação e Normas aplicáveis; Avaliação de Riscos e Medidas Preventivas; Equipamentos de proteção coletiva e individual; Coordenação da Segurança; Fiscalização da Segurança; Conceito de Segurança contra Incêndios; Enquadramento e Regime Jurídico da Segurança contra Incêndios em Edifícios; Metodologias, meios e equipamentos necessários à estruturação de projetos; Caracterização dos edifícios e recintos; Condições exteriores comuns; Condições Gerais de Comportamento ao Fogo, Isolamento e Proteção; Condições Gerais de Evacuação; Condições gerais das instalações e equipamentos; Condições gerais de autoproteção.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Aulas Teórico-Práticas
1.1. Descrição:
Exposição dos pontos principais da matéria, sempre que possível com o recurso a elementos de observação, complementados com exercícios destinados à resolução de situações concretas. Neste processo, revela-se fundamental, o trabalho desenvolvido pelo aluno fora das aulas, através de uma forte interação com a plataforma de ensino à distância da UFP, onde são colocados diversos elementos de trabalho, numa continuação do processo desenvolvido em sala de aula.
1.2. Objetivo: o aluno deverá ser capaz de compreender e implementar planos e coordenar áreas de segurança em função da natureza específica da atividade económica desenvolvida e das condicionantes técnica-legais decorrentes do enquadramento legal. Neste contexto deve ser capaz de fundamentar teoricamente as conclusões alcançadas; bem como conseguir comunicar com clareza estes resultados por via oral, e escrita.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino será inicialmente expositiva e interrogativa. Quando os conteúdos forem conhecidos passar-se-á a uma metodologia de descoberta. Pretende-se uma estratégia que visa garantir o processo de reflexão crítica.
A avaliação compreende dois testes e dois trabalhos teórico-práticos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
1. Aulas Teórico-Práticas 1.1. Descrição: Exposição dos pontos principais da matéria, sempre que possível com o recurso a elementos de observação, complementados com exercícios destinados à resolução de situações concretas. Neste processo, revela-se fundamental, o trabalho desenvolvido pelo aluno fora das aulas, através de uma forte interação com a plataforma de ensino à distância da UFP, onde são colocados diversos elementos de trabalho, numa continuação do processo desenvolvido em sala de aula. 1.2. Objetivo: o aluno deverá ser capaz de elaborar um Plano de Segurança contra Incêndios em função da natureza específica da atividade económica desenvolvida e das condicionantes técnica-legais decorrentes do enquadramento legal. Neste contexto deve ser capaz de fundamentar teoricamente as conclusões alcançadas; bem como conseguir comunicar com clareza estes resultados por via oral, e escrita. 1. Os acidentes no sector da construção civil e obras públicas [2 horas] 2. Legislação e Normas aplicáveis ao sector da construção civil e obras públicas [3 horas] 3. Avaliação de Riscos e Medidas Preventivas no sector da construção civil e obras públicas [4 horas] 4. Equipamentos de proteção coletiva e individual no sector da Construção Civil e Obras Públicas [4 horas] 5. Coordenação da Segurança no sector da construção civil e obras públicas [5 horas] 6. Fiscalização da Segurança no sector da construção civil e obras públicas [3 horas] 7. Caracterização dos edifícios e recintos [3 horas] 8. Condições exteriores comuns [4 horas] 9. Condições Gerais de Comportamento ao Fogo, Isolamento e Proteção [2 horas] 10. Condições Gerais de Evacuação [5 horas] 11. Condições gerais das instalações e equipamentos [5 horas] 12. Projeto de Segurança contra Incêndios [3 horas] 13. Condições gerais de autoproteção [2 horas]
Bibliografia:
[1] Miguel, A. S. (2014) – Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 13ª Edição, Porto Editora.
[2] Nunes, F. M. D. O. (2009). Segurança e Higiene do Trabalho – Manual Técnico. Cooptécnica Gustave Eiffel. 2ª Edição.
[3] Autoridade para as condições de trabalho (ACT). [Em linha]. Disponível em [consultado em 12/09/2015].
[7] Castro, C., Abrantes, J., (2009). Manual de Segurança contra Incêndio em Edifícios. Escola Nac. Bomb. 2ª ed. 464 pp. Sintra, ISBNv972-8792-16-6
[8] Coelho, António Leça (2010): Incêndios em Edifícios. Edições Orion, Lisboa, ISBN972-8620-16-5.
[9] Castro, F. e Roberto, P. (2010): Manual de Exploração de Segurança Contra Incêndio em Edifícios. Edição APSEI, Lisboa, ISBNv978-989-96514-0-1.
Docente (* Responsável):
António Bastos (abastos@ufp.edu.pt)
José Manuel Silva (josesilva@ufp.edu.pt)