Unidade Curricular:Código:
Materiais e Técnicas de Reabilitação827MTRE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia Civil5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A metodologia proposta foi criteriosamente escolhida com base na experiência de vários anos, e procuram possibilitar uma aprendizagem contínua e gradual dos conhecimentos a adquirir na Unidade Curricular (UC), no sentido de se atingirem os objetivos propostos.
O estímulo a um estudo não presencial por parte do estudante, leva o estudante aos níveis de conhecimento e treino pretendidos.
A bibliografia indicada contribui ainda para um acesso facilitado aos conteúdos programáticos pelo estudante.
Conteúdos Programáticos:
Generalidades, características mecânicas, fatores de degradação, métodos de inspeção e avaliação de patologias e tratamento das mesmas: Aços, Madeiras, Betão, Pedra, Coberturas, entre outros. Casos Práticos
Trabalhos laboratoriais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram criteriosamente escolhidos, em temas e em profundidade, e são lecionados de forma a possibilitar uma aprendizagem contínua e gradual dos conhecimentos a adquirir na Unidade Curricular (UC), no sentido de que o estudante atinja os objetivos propostos e ganhe as competências médias pretendidas.
Os temas selecionados cumprem os objetivos de ensino e aprendizagem anunciados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1. Parte teórico-prática composta por matérias relacionadas com os materiais e respetivas técnicas de reabilitação, com elaboração de 2/3 testes de avaliação contínua cuja média tem um peso de 75% e (um) trabalho(s) trabalho(s) prático(s) de temática a escolher em sala de aula que tem um peso de 25%. A componente TP tem um peso de 80% na nota da UC;
2. Parte prática, laboratorial, com a elaboração de trabalhos práticos, fichas de aula com resultados obtidos por aplicação de protocolo e relatório final com análise de resultados. A parte prática laboratorial tem um peso de 20% da UC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia proposta foi criteriosamente escolhida com base na experiência de vários anos, e procuram possibilitar uma aprendizagem contínua e gradual dos conhecimentos a adquirir na Unidade Curricular (UC), no sentido de se atingirem os objetivos propostos. O estímulo a um estudo não presencial por parte do estudante, leva o estudante aos níveis de conhecimento e treino pretendidos. A bibliografia indicada contribui ainda para um acesso facilitado aos conteúdos programáticos pelo estudante.
Bibliografia:
[1] Guerra, João e outros (2006); Sebentas de Materiais de Construção I, Universidade Fernando Pessoa (disponível: http://www2.ufp.pt/~jguerra/);
[2] SCHMIT, H. (1997); Tratado de Construcción, Barcelona, Editorial Gustavo Gili;
[3] ALLEN, Edward (1997); Como Funciona un Edificio, Barcelona, Editorial Gustavo Gili;
[4] Regulamentação europeia e internacional (EN, DTU - Détermination Técnique Unique, DIN, BS, ANSI).
[5] Especificações Técnicas e Normas de Ensaio, LNEC;
[6] Dossier de Prática Laboratorial de Materiais e Técnicas de Reabilitação, Universidade Fernando Pessoa, Leonel Ramos, 2014
Parte2
[1] APPLETON, J. Augusto – Reabilitação de edifícios antigos - Patologias e Tecnologias de Intervenção, Amadora, Edições ORION, 2003.
[2] FREITAS, V. – Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos, Porto, OERN, 2012.
Docente (* Responsável):
Ana Neves (avneves@ufp.edu.pt)
Leonel Ramos (leonel@ufp.edu.pt)