Unidade Curricular:Código:
Metodologia da Dissertação de Mestrado905MTDS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoEngenharia Civil3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina visa dotar os alunos dos conhecimentos e ferramentas necessários à elaboração de uma dissertação, o que implica desenvolver aspectos metodológicos de trabalho científico e de pesquisa. O objectivo final prende-se com a elaboração do projecto de dissertação e programação dos trabalhos a desenvolver.
Conteúdos Programáticos:
Metodologia e trabalho científico; Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem; Tipologias de trabalhos científico; Estruturação do trabalho. Pesquisa e natureza do trabalho científico; Referências bibliográficas; Estrutura da bibliografia; Tipologias de pesquisa; Projecto de pesquisa; Recolha de dados. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Normas de edição. Escrita e linguagem. Normativa editorial. Aspectos gráficos do trabalho científico. Elementos Gerais de Estilo. Aspectos práticos da apresentação oral e defesa da dissertação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados destinam-se a desenvolver competências e capacidade de aplicação de ferramentas que permitem ao aluno desenvolver o seu projecto de tese, nomeadamente definir objectivos, estruturar e planear o trabalho de acordo com a metodologia seleccionada. Para tal, importa conhecer os diferentes métodos e estratégias de estudo e aprendizagem, as diferentes tipologias de trabalhos científicos e formas de estruturação do trabalho. Outros aspectos de relevo prendem-se com a revisão da literatura e a sua base de referências bibliográficas, a recolha de dados, a escrita e linguagem, bem como os aspectos práticos relacionados com a apresentação oral e defesa da dissertação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular é leccionada com aulas teórico-práticas de exposição sobre as diferentes metodologias e abordagens ao trabalho de investigação recorrendo a recursos e ferramentas de trabalho e exercícios práticos para a sua aplicação imediata.
O processo de avaliação compreenderá uma avaliação periódica baseada nos seguintes elementos:
A. Elaboração e apresentação oral do Projecto de Dissertação.
B. Selecção de bibliografia e realização de resumos da bibliografia.
C. Participação em sala de aula teórica-prática. A participação em sala de aula do aluno compreende não só o seu interesse e participação nas aulas, mas também a sua participação e desempenho em aulas-debate de temas propostos pelo docente, integrantes da matéria da disciplina, e preparados pelos alunos de forma autónoma.
A classificação final do aluno será calculada através da equação:
Classificação final = 0,6*(A) + 0,3*(B) + 0,1*(C)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino estão em coerência com os objectivos da unidade curricular, dado que, a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas, ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspectos parcelares, permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros profissionais
Bibliografia:
Eco, U., 2003, Como se faz uma tese, Ed. 18 , Perspectiva
Alves, M., 2003,Como escrever tese e monografias, Editora Campus, Rio de Janeiro.
Pereira, A.; Poupa, C., 2004, Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word, Edições Sílabo, Lisboa.
Universidade Fernando Pessoa, Manual de Elaboração de Trabalhos Científicos, UFP [Em linha]. Disponível em . [Consultado em 06/09/2012].