Unidade Curricular:Código:
Fiscalização, Coordenação e Controlo de Obras1034FOBR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Civil6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina destina-se a apresentar ao aluno as principais actividades associadas às funções de direcção e fiscalização, desde a preparação, ao controlo e à coordenação, familiarizando-o com as actividades e os instrumentos de trabalho. Surge na sequência de um conjunto de disciplinas introdutórias como é o caso da disciplina de gestão de estaleiros, e constitui-se como elemento fundamental na preparação de um engenheiro civil. Serão abordadas todas as componentes do trabalho e os instrumentos disponíveis.
Conteúdos Programáticos:
Intervenientes numa obra: competências e responsabilidades. Classificação das obras. Coordenação e controlo de empreendimentos. Fases de uma obra. Medições. Controlo de Produção. Custos e Orçamentos. Revisão de Preços. Controlo de Obra. Controle das subempreitadas. Controle de Custos. Controle da qualidade na construção. Definições e Tarefas na Fiscalização de Obras.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos destinam-se a desenvolver competências e capacidade de aplicação de ferramentas que permitam ao aluno uma adequada integração em equipas de coordenação, fiscalização e controlo de obras, de modo a desenvolver estratégias ao problema de controlo de diferentes projetos de execução na área da engenharia civil e da arquitetura. Para atingir estes objetivos são desenvolvidos as capacidades para compreender o papel e responsabilidades dos diferentes intervenientes numa obra, capacidade para proceder a uma adequada gestão em termos de coordenação e controlo de empreendimentos nas suas diferentes fases, capacidade para desenvolver as tarefas do engenheiro civil em matéria de medição de trabalhos de diferentes especialidades, orçamentação de obras, proceder aos diferentes tipos de controlo numa obra, capacidade para proceder à revisão de preços numa obra e capacidade para proceder à fiscalização de obras.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular é lecionada com aulas teórico-práticas de exposição sobre os diferentes conteúdos programáticos apresentando diferentes ferramentas de trabalho, métodos de cálculo e técnicas de controlo, procedendo à sua aplicação em exercícios de simulação de problemas de gestão de projeto.
O aluno será capaz de desenvolver tarefas em matéria de gestão de projeto e organização e coordenação de equipas de trabalho adequadas. As ferramentas informáticas são também usadas nomeadamente para o desenvolvimento de um trabalho prático de planeamento e controlo relativo a uma situação real.
Avaliação: Dois testes escritos
Plano de trabalho e controlo para um projeto – aplicação de software
Desempenho do aluno (assiduidade, desempenho técnico, participação ativa nas aulas e interesse global demonstrado pela matéria e exercícios nelas desenvolvidos).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas são coerentes com os objetivos estabelecidos para o curso por causa do apoio ao estudo do desenvolvimento orientado, buscando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada aos problemas reais que permitem que o aluno a desenvolver a sua atividade como um engenheiro fiscal dominando chave um problemas associados à fiscalização, coordenação e controlo da construção, integrando o conhecimento das matérias ensinadas anteriormente e resolver problemas práticos de gestão e coordenação de equipas de fiscalização, usando diferentes instrumentos e técnicas de controlo de controlo.
Bibliografia:
1. Reis, A. Correia, 2010, Organização e Gestão de Obras, Edições Técnicas, Lisboa.
2. Fonseca, M. Santos, Curso de regras de medição na construção, LNEC, Lisboa.
3. Faria, J. Amorim, Custos e Orçamentos, Cálculo de Preços de Venda, FEUP.
4. Dec-Lei 18/2008, Código dos contratos públicos.
Docente (* Responsável):
José Coimbra (coimbra@ufp.edu.pt)