Unidade Curricular: | Código: | ||
Topografia e Fotogrametria | 1034TPFT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Engenharia Civil | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Constitui objetivo central da disciplina, dotar o futuro técnico(a) com os conhecimentos essenciais para gerir de forma sustentada o conjunto de conceitos de uma área técnica atual e multidisciplinar de modo a possibilitar o planeamento, o acompanhamento e a aplicação dos levantamentos topográficos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos fundamentais 1.1. Âmbito da Topografia 1.2. Geodesia e Cartografia 2. Estudo sobre a carta 2.1. Plantas e Cartas topográficas 2.2. Planimetria 2.3. Altimetria 2.4. Traçado de perfis 2.5. Medição de distâncias 2.6. Determinação de áreas e de volumes 3. Rede de apoio topográfico 3.1. Coordenadas retangulares 3.2. Triangulação e Intersecções 3.3. Poligonais 4. Métodos não clássicos de observação 4.1. Fotogrametria 4.1.1. Conceitos e aplicações 4.2. Posicionamento por satélite – GPS 4.2.1. Princípio do posicionamento por satélite 4.2.2. Erros que afetam a precisão do sistema 1. Nivelamento 1.1.Nivelamento geométrico 1.1.1.Nivelamento simples e composto 1.1.2.Precisão de um nivelamento 1.1.3.Métodos práticos para a eliminação de erros 1.2.Nivelamento trigonométrico e erros de observação 1.3.Instrumentos a utilizar – nível 2.Levantamento topográfico 2.1.Grandezas e equipamentos de observação 2.2. Instrumento a utilizar - estação total | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Com o objetivo de preparar os alunos na área da topografia são fornecidos os conceitos teóricos e práticos fundamentais: para análise de uma planta topográfica, para a interpretação de uma rede de apoio topográfico e ainda para a compreensão de sistemas como o GPS e o levantamento fotoaerogramétrico. Em termos da componente prática é realizado um nivelamento e um levantamento topográfico que permite aos alunos terem contacto com os equipamentos usados em topografia. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
TEÓRICA - Duas provas escritas de avaliação (T1, T2), em data a definir, sem consulta bibliográfica, incidindo sobre a totalidade do programa lecionado; T = T1 (0,50) + T2 (0,50) PRÁTICA - Um trabalho prático (TrP), realizado em grupos de 2 ou 3 elementos, entregue no final do semestre, em data a definir; - Uma prova escrita de avaliação (TeP) TP = TrP (0,70) + TeP (0,30) A avaliação final desta unidade curricular será expressa através de uma classificação na escala numérica inteira de 0 a 20 para a componente teórica e uma classificação na escala numérica inteira de 0 a 20 para a componente prática. Na componente prática da disciplina não há possibilidade de realizar recurso ou outras avaliações. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se fornecer aos alunos informações gerais de caris teórico-prático onde se efetuam exercícios académicos mas sempre realizados com base em cenários reais. A componente prática fornece a possibilidade de os alunos terem contacto com os equipamentos topográficos o que permite aos futuros profissionais terem uma perspetiva mais prática da topografia. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Casaca, João M.; Matos, João L.; Baio, J. Miguel. (2005). Topografia Geral. Lidel Edições Técnicas Lda. 5a Edição. [2] Gonçalves, José Alberto; Madeira, Sérgio; Sousa, J. João. (2008). Topografia Conceitos e Aplicações. Lidel Edições Técnicas Lda. [3] Sousa Cruz, J.J. e Redweik, P. M. – Manual do Engenheiro Topógrafo - Vol. I e II, Editor Pedro Ferreira, Rio de Mouro. [4] Apontamentos da disciplina de Topografia - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. |