Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Gestão Ambiental, Segurança e Saúde no Trabalho827SSTR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia Civil4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta unidade curricular dar a conhecer aos alunos os princípios fundamentais da implementação de um sistema de gestão ambiental e de higiene e segurança no trabalho. Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam, na prática da sua vida profissional: reconhecer a importância da gestão ambiental e da gestão da segurança e saúde no trabalho, bem como do reconhecimento externo destas práticas de gestão; identificar os requisitos normativos associados com estes dois sistemas de gestão; responsabilizar-se por e/ou contribuir ativamente para a implementação de um SGA e SGSST numa organização, nomeadamente ao nível da elaboração do inventário dos impactes das suas atividades sobre o ambiente, e dos riscos para a segurança e saúde dos seus trabalhadores, bem como da definição de mecanismos de controlo e monitorização que permitam a redução da significância dos impactes ambientais da organização e a eliminação dos riscos para a segurança e saúde no trabalho
Conteúdos Programáticos:
1. Gestão Ambiental e Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho: motivações
2. Sistemas de Gestão: Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho. Enquadramento normativo. Certificação.
3. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001 e do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho OHSAS 18000.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
4. Gestão Ambiental e Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho: pretende-se com este item enquadrar a temática a desenvolver nesta unidade curricular: em que consiste a Gestão Ambiental e a Gestão da Segurança e Saúde no trabalho, e quais as motivações para a sua prática ao nível organizacional.
5. Sistemas de Gestão: Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho: abordam-se os diversos referenciais normativos aplicáveis à Gestão Ambiental e à Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. É aqui também referido o processo de certificação de um sistema de gestão.
6. Implementação dos Sistema de Gestão Ambiental e Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho: pretende-se com este item estudar aprofundadamente os requisitos das normas aplicáveis a estes sistemas de gestão: ISO 14001 e OHSAS 18000. Os conteúdos teóricos serão acompanhados com diversos casos de estudo e aplicações práticas relacionadas com a realidade profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e da apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa realizados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da gestão ambiental e da gestão da segurança e saúde no trabalho, para as quais possam contribuir ativamente. Desta forma, os seminários com oradores externos, e os estudos de caso analisados em aula, são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão organizacional, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito.
Bibliografia:
[1] Pinto, A. Sistemas de Gestão Ambiental. Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 2006.
[2] Seiffert, M.E.B. ‘ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental’, Editora Atlas, 2005.
[3] Organização Internacional do Trabalho. Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Lisboa. IDICT, 2002.
[4] Pinto, A. Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 2005
[5] Comissão das Comunidades Europeias (2001) Livro Verde – Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas. COM 366. Bruxelas.
Docente (* Responsável):
Ana Fonseca (afonseca@ufp.edu.pt)