Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Informação Geográfica828SIG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoEngenharia Civil3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Ter conhecimento dos princípios dos sistemas de informação geográfica, a sua relação com a geografia e a herança cartográfica e topográfica. Apresentação do programa ArcGis - Configuração do ambiente de trabalho e definição de sistemas de coordenadas.
Criar e usar bases de dados relacionais com e sem recurso a software SIG. Analisar as implicações da qualidade e validade dos dados. Verificar a qualidade dos dados.
Planeamento e estruturação de um projecto SIG. Desenvolvimento de modelos de bases de dados para SIG. Análise de dados geográficos e atributos associados. Os SIG como sistemas de suporte à decisão. Aplicações temáticas.
Conteúdos Programáticos:
Os SIG são sistemas baseados em computadores usados para recolher, armazenar e analisar informação geográfica. Esta u.c. apresentará os conceitos nos quais esta tecnologia se baseia e serão apresentadas as potencialidades deste sistema e como ele pode ser usado para analisar informação de modo a criar mapas, gráficos, imagens e outros tipos de apresentações. Bases de dados relacionais e SIG.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma consolidar bases teóricas conceptuais e a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Sempre que seja adequado, serão analisados e interpretados projetos de modo a estimular o estudo prático orientado. O desenvolvimento das competências propostas decorrerá através de trabalhos ou exercícios realizados em sala de aula, análise e desenvolvimento de projetos em grupo e/ou individuais em sala de aula ou com base no estudo individual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
testes, trabalhos
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e desenvolvimento de um projeto (caso-estudo)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Conceitos Preliminares - Entender projeção, escala, e coordenadas num SIG; Princípios de Informação Estruturada e Análise de casos-estudo - Entender as aplicações das estruturas de dados vetorais e matriciais, representar a geografia e a natureza dos dados geográficos e compreender bases de dados relacionais; Desenvolvimento e Gestão de um Projecto SIG - Capturar, armazenar, analisar e apresentar resultados da análise em SIG
Bibliografia:
Bibliografia fundamental
[1] Kennedy, M. (2009). Introducing Gographic Information Systems with ArcGis, Wiley.
[2] Matos, J. L.(2001). Fundamentos de Informação Geográfica, 2ª Edição, Lidel.
[3] Longley, P.A., Goodchild, M.F., Maguire, D.J., Rhind, D.W. (2005). Geographic Information Systems and Science, 2nd Edition, Wiley.
[4] Neto, P.L. (1998). Sistemas de Informação Geográfica. Lidel.
[5] Fonseca, A.D. e Fernandes J.C., Detecção Remota, 2004, Lidel
Bibliografia secundária
[6] Gaspar, J. A. (2000). Cartas e Projecções Cartográficas, 2ª Edição, Lidel
[7] Casaca, J., Matos, J., Baio, M. (2000). Topografia Geral, 3ª Edição, Lidel.
Docente (* Responsável):
Maria Guerreiro (mariajoao@ufp.edu.pt)