Unidade Curricular:Código:
Sustentabilidade e Inovação na Construção827SICS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia Civil4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina pretende dar aos futuros engenheiros uma nova perspectiva sobre a construção, no sentido de adoptar uma nova abordagem quer na concepção dos edifícios quer no processo de execução adoptado e na sua gestão, capitalizando a inovação tecnológica. Trata-se de trazer para este campo preocupações inovadoras, num processo de desenvolvimento que se pretende sustentável. Esta preocupação abrange as fases de concepção, execução e exploração. Serão também sensibilizados para a vertente da reabilitação e para a importância da manutenção.
Conteúdos Programáticos:
Sustentabilidade e construção sustentável. Definições e conceitos. Construção sustentável. Âmbitos de intervenção na construção sustentável. Reabilitação de edifícios. Princípios do edifício sustentável e inovação. Gestão da água. Gestão energética. Gestão de resíduos. Conforto ambiental. Manutenção.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados abarcam as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como sustentabilidade e construção sustentável e os princípios do edifício sustentável e inovação cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno, na sua vida profissional, a reconhecer a importância da adopção de uma nova abordagem quer na concepção dos edifícios quer no processo de execução adoptado e na sua gestão, capitalizando a inovação tecnológica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC é leccionada com aulas teóricas de exposição das matérias enunciadas, com o recurso a elementos de observação e/ou de apoio experimental – aulas teórico-práticas dedicadas à resolução de situações concretas.
O processo de avaliação compreenderá uma avaliação periódica baseada nos seguintes elementos:
A. Prova de avaliação, composta por uma parte teórica e por uma parte teórico-prática.
B. Classificação obtida através da média aritmética dos vários trabalhos (incluindo relatórios de visitas de estudo).
C. Participação em sala de aula teórica-prática. A participação em sala de aula do aluno compreende não só o seu interesse e participação nas aulas, mas também a sua participação e desempenho em aulas-debate de temas propostos pelo docente, integrantes da matéria da disciplina, e preparados pelos alunos de forma autónoma.
A classificação final do aluno será calculada através da equação:
Classificação final = 0,35*(A) + 0,35*(A) + 0,2*(B) + 0,1*(C)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, procurando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno a adoptar uma atitude aberta e uma nova perspectiva sobre a construção, quer na concepção dos edifícios quer no processo de execução adoptado bem como na vertente da reabilitação e da manutenção.
Bibliografia:
Cóias e Silva V. (2004). Guia prático para a conservação de imóveis, Publicações D. Quixote, Lisboa, ISBN 972-20-2184-2.
Ferreira, V. (Coord.)(2008). Inovação na Construção Sustentável, CINCOS’08 (Congresso de Inovação na Construção Sustentável), CentroHabitat, Curia.
Halliday, Sandy. (2018). Sustainable Construction. Taylor & Francis. ISBN:9781138200289.
Heywood, Huw. (2017). 101 Regras Básicas Para Edifícios e Cidades Sustentáveis. Editorial Gustavo Gili.
Mateus, R. e Bragança, L. (2006). Tecnologias Construtivas para a Sustentabilidade da Construção, Edições Ecopy, Porto.
Tirone L., Nunes K., (2007). Construção Sustentável, Sinalivro, Lisboa, ISBN 978-989-20-0883-7.
World Economic Forum (2016). Shaping the Future of Construction: A Breakthrough in Mindset and Technology.
Docente (* Responsável):
Miguel Branco Teixeira (lbt@ufp.edu.pt)