Unidade Curricular:Código:
Sustentabilidade e Inovação na Construção826SICS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia Civil4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina pretende dar aos futuros engenheiros uma nova perspectiva sobre a construção, no sentido de adoptar uma nova abordagem quer na concepção dos edifícios quer no processo de execução adoptado e na sua gestão, capitalizando a inovação tecnológica. Trata-se de trazer para este campo preocupações inovadoras, num processo de desenvolvimento que se pretende sustentável. Esta preocupação abrange as fases de concepção, execução e exploração. Serão também sensibilizados para a vertente da reabilitação e para a importância da manutenção.
Conteúdos Programáticos:
Sustentabilidade e construção sustentável. Definições e conceitos. Construção sustentável. Âmbitos de intervenção na construção sustentável. Reabilitação de edifícios. Princípios do edifício sustentável e inovação. Gestão da água. Gestão energética. Gestão de resíduos. Conforto ambiental. Manutenção.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados abarcam as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como sustentabilidade e construção sustentável e os princípios do edifício sustentável e inovação cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno, na sua vida profissional, a reconhecer a importância da adopção de uma nova abordagem quer na concepção dos edifícios quer no processo de execução adoptado e na sua gestão, capitalizando a inovação tecnológica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC é leccionada com aulas teóricas de exposição das matérias enunciadas, com o recurso a elementos de observação e/ou de apoio experimental – aulas teórico-práticas dedicadas à resolução de situações concretas.
O processo de avaliação compreenderá uma avaliação periódica baseada nos seguintes elementos:
A. Prova de avaliação, composta por uma parte teórica e por uma parte teórico-prática.
B. Classificação obtida através da média aritmética dos vários trabalhos (incluindo relatórios de visitas de estudo).
C. Participação em sala de aula teórica-prática. A participação em sala de aula do aluno compreende não só o seu interesse e participação nas aulas, mas também a sua participação e desempenho em aulas-debate de temas propostos pelo docente, integrantes da matéria da disciplina, e preparados pelos alunos de forma autónoma.
A classificação final do aluno será calculada através da equação:
Classificação final = 0,35*(A) + 0,35*(A) + 0,2*(B) + 0,1*(C)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, procurando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno a adoptar uma atitude aberta e uma nova perspectiva sobre a construção, quer na concepção dos edifícios quer no processo de execução adoptado bem como na vertente da reabilitação e da manutenção.
Bibliografia:
1- Cóias e Silva V., 2004, Guia prático para a conservação de imóveis, Publicações D. Quixote, Lisboa, ISBN 972-20-2184-2.
2- Pereira P.,2009, Construção Sustentável: o desafio, Monografia UFP, Porto.
3- Leal N., 2006, Construção sustentável, Monografia UFP, Porto.
4- Abrantes V., Freitas V.,Sousa M., 1999, Reabilitação de Edifícios, IGAPHE- FEUP, Porto, ISBN 972-96604-2-5.
5- Tirone L., Nunes K., 2007 Construção sustentável, Sinalivro, Lisboa, ISBN 978-989-20-0883-7.
6- Mateus, R. e Bragança, L. (2006) - Tecnologias Construtivas para a Sustentabilidade da Construção, Edições Ecopy, Porto.
7- Ferreira, V. (Coord.)(2008) – Inovação na Construção Sustentável, CINCOS’08 (Congresso de Inovação na Construção Sustentável), CentroHabitat, Curia.
Docente (* Responsável):
Miguel Branco Teixeira (lbt@ufp.edu.pt)