Unidade Curricular:Código:
Resistência de Materiais II827REM2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia Civil7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Noção de estados de tensão e deformação no interior de sólidos deformáveis. Desenvolvimento da noção de equilíbrio e compatibilidade em mecânica estrutural. Desenvolvimento da capacidade de análise de problemas que envolvam o comportamento mecânico de sólidos deformáveis. Determinação dos estados de tensões, extensões e dos campos de deformações em estruturas reticuladas sujeitas a diversas solicitações. Noção dos critérios de dimensionamento e verificação de segurança de estruturas. Desenvolvimento da capacidade de dimensionamento de estruturas simples.
Conteúdos Programáticos:
Resistência dos materiais. Deformação. Flexão. Esforço transverso. Torção. Instabilidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados em cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos de aprendizagem formulados dado que os tópicos incluídos no programa como a resistência dos materiais a tensões devidas a cargas e encurvadura, e a sua aplicação a casos de estudo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa recorrendo à resolução de exemplos, e um trabalho prático individual.
1 - Avaliação contínua
A nota final da unidade curricular resulta da média ponderada das componentes de avaliação considerando as seguintes percentagens: (i) Frequência 1 (45%); (ii) Frequência 2 (45%); (iii) Trabalho prático (10%).
2 - Exame de Recurso / Época Especial
A classificação final da disciplina é obtida pela resolução de um exame escrito (100%). A classificação final à disciplina poderá ficar pendente de prestação de prova oral adicional, nos termos dos estatutos da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo que o aluno seja capaz de desenvolver tarefas de forma autónoma. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno a resolver problemas de conceção correntes na construção civil.
Bibliografia:
[1] Sebenta da disciplina escrita por Ricardo Teixeira e Celeste Almeida.
[2] Dias da Silva, Vítor; Mecânica e Resistência dos Materiais; Editora ZUARI; Coimbra; 2004.
[3] Beer & Johnston; Mecânica dos Materiais; Edições McGraw-Hill de Portugal, Lda.; 2006 (4.ª edição).
[4] Textos de apoio fornecidos pelo docente.
Docente (* Responsável):
Leonel Ramos (leonel@ufp.edu.pt)