Unidade Curricular:Código:
Processos de Construção827PRCO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Civil6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina procura complementar os conhecimentos anteriormente adquiridos pelos alunos no âmbito das cadeiras de Materiais de Construção. É dada especial ênfase aos aspectos tecnológico, tais como o tipo de equipamento utilizado e metodologias adoptadas na execução dos mais variados tipos de obras de Construção Civil, com especial destaque na construção de edifícios e pontes em betão armado.
Serão, igualmente, trabalhadas as seguintes competências transversais:
• Trabalho autónomo e em equipa;
• Capacidade de organização e de planeamento;
• Capacidade para tomar decisões;
• Capacidade de auto-aprendizagem;
• Capacidade de aplicação de conhecimentos;
• Capacidade de adaptação a situações novas;
• Capacidade de comunicação oral e escrita;
• Desenvolvimento de relações interpessoais.
Neste sentido, os conhecimentos do aluno serão adquiridos mediante trabalho individual e em grupo de diversos exercícios
Conteúdos Programáticos:
Projecto: fases e entidades envolvidas. Tipos de elementos estruturais. Fabrico de betões. Cofragens. Técnicas de demolições. Fundações: superficiais, semi-directas e profundas. Contenções especiais: cortina de estacas, muros de Berlim, muros de Munique. Drenagem e impermeabilização de estruturas enterradas. Túneis.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa - descrição e pormenorização das fases e métodos construtivos dos vários elementos que compõem uma edificação, tais como o movimento de solos, as demolições e a construção de fundações, estruturas de contenção, pilares, vigas e lajes de betão armado, paredes resistentes ou de enchimento, etc. - cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a aplicar os conhecimentos adquiridos a casos práticos, adquirindo noções básicas sobre processos de construção, necessárias ao desenvolvimento de outras unidades curriculares e essenciais ao exercício da profissão de engenheiro civil.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O método de avaliação da unidade curricular baseia-se no modelo da avaliação contínua e é composta por duas provas escritas de cariz teórico – prático ambos com um peso de 35% na classificação final, da participação do aluno nas aulas, com um peso de 10% na classificação final e dos trabalhos propostos pelo docente, com um peso de 20% na classificação final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, procurando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, conferindo ao aluno os conhecimentos necessários sobre os principais processos construtivos, assegurando uma base sólida para posterior desenvolvimento noutras unidades curriculares e para o futuro exercício da profissão de engenheiro civil.
Bibliografia:
[1] Ricardo Teixeira, Apontamentos de Processos de Construção, UFP.
[2] Sebenta de Materiais de Construção, FEUP
[3] Clemente, José dos Santos, Cofragens tradicionais de madeira, LNEC.
[4] Cardoso, António Silva, Introdução ao projecto de estacas, FEUP.
[5] Paz, Branco, “Historial e finalidades da construção”. Edições EPGE, 1994.
[6] Paz, Branco, Manual do Pedreiro, LNEC.
[7] Textos de apoio fornecidos pelo docente.
[8] A. Correia dos Reis, Organização e Gestão de Obras, 2008.
Docente (* Responsável):
José Pimentel (josepim@ufp.edu.pt)
Miguel Branco Teixeira (lbt@ufp.edu.pt)