Unidade Curricular:Código:
Proteção Costeira828PCOS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Civil4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
O principal objectivo desta UC será propiciar a compreensão, em termos científicos, dos métodos de protecção costeira e, incidindo, em particular sobre o estudo das bases da hidráulica marítima, nomeadamente da agitação marítima e das várias alternativas de gestão da linha de costa.
No final da unidade curricular o estudante possuirá as competências de compreensão dos conceitos básicos de hidráulica marítima e de entender os principais fenómenos de alteração e deformação da agitação na propagação desta em direcção à costa. O estudante deverá ter apreendido o fenómeno da erosão costeira, suas principais causas e diferentes alternativas de gestão costeira, reconhecendo nomeadamente diferentes estruturas de protecção costeira, como sejam os esporões, as obras de defesa longitudinal aderentes, os quebramares destacados e a alimentação artificial de praias O estudante possuirá competências associadas à concepção, projecto, execução de algumas estruturas marítimas e portuárias.
Conteúdos Programáticos:
Usos, ocupações e intervenções da zona litoral. Agentes fisiográficos: ventos, marés, agitação marítima, correntes. Interação entre agentes e fronteiras sólidas. Erosão Costeira em Portugal e na Europa. Causas das erosões. Estratégias de gestão costeira. Figuras de Ordenamento. Obras de defesa costeira. Funcionamento. Conceção. Aspetos construtivos. Minimização de impactes. Elementos de Projeto. Dimensionamento de quebramares de taludes. Estruturais Portuárias de Acostagem e Amarração.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a UC dado que os tópicos incluídos no programa cobrem os principais aspectos do estudo da concepção e e construção de obras de engenharia. Os mesmos são apresentados de forma sequencial, correspondendo ao progressivo aprofundamento das questões. Os conteúdos dizem respeito inicialmente a noções básicas de hidráulica marítima, nomeadamente através da caracterização dos vários agentes fisiográficos, directamente relacionados com a opção por determinado método de defesa costeira. Estes conceitos são posteriormente desenvolvidos, sendo referidos exemplos de aplicação a nível nacional e internacional. Após a apresentação dos vários conceitos são então descritos exaustivamente os diferentes métodos de defesa costeira, incidindo sobre os aspectos mais relevantes em termos de dimensionamento e construção, conteúdos directamente relacionados com o exercício da actividade profissional de um Engenheiro Civil.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teste(s): 70% + Trabalho Prático: 25% + Desempenho do aluno: 5%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular é leccionada com aulas teóricas de exposição das matérias enunciadas – sempre que possível, com o recurso a elementos de observação de casos de estudo – e aulas teórico-práticas dedicadas à resolução de situações concretas, sempre que possível realizadas sobre a matéria seleccionada. O processo de avaliação compreenderá uma avaliação periódica baseada em: • Um/dois teste(s) escrito(s) de avaliação individual, incidindo sobre os conhecimentos leccionados até ao momento em que é realizado; • Trabalhos propostos para elaboração fora das aulas, sendo um deles objecto de apresentação oral; • Desempenho do aluno, aferido tendo em conta itens como a assiduidade, a resolução de trabalhos ou exercícios propostos extra-aulas, a postura e a participação activa nas aulas e no horário de atendimento do professor. As metodologias de ensino são as mais adequadas. Por exemplo, atendendo ao fim do ciclo de estudos (exercício de uma actividade profissional na área da Engenharia Civil) as metodologias utilizadas privilegiam a exposição teórico-prática, discussão de conceitos, estudo de casos e utilização de bibliografia específica da área de engenharia hidráulica marítima.
Bibliografia:
[1] Coastal Engineering, An International Journal for Coastal, Harbour and Offshore Engineers, Burcharth, H.F., 2006
[2] Coastal Engineering Page: http://www.coastal.udel.edu/coastal.html
[3] Coastal Engineering Manual, CEM (online)
[4] Coastal Processes with Engineering Applications R.G. Dean, and R.A. Dalrymple, Cambridge University Press, 2001
[5] The Rock Manual, CIRIA, 2007 (Disponivel em http://www.kennisbank-waterbouw.nl/DesignCodes/rockmanual/)
Docente (* Responsável):
Ana Neves (avneves@ufp.edu.pt)