Unidade Curricular:Código:
Mecânica dos Solos826MESL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Civil6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Caracterizar fisicamente os solos e prever o seu comportamento face às solicitações às quais possam estar sujeitos.
- Efectuar o cálculo das tensões no solo devido ao seu peso próprio e às tensões induzidas;
- Determinar a resistência ao corte dos solos caracterizando e diferenciando a resistência ao corte em areias e argilas;
- Caracterizar a percolação de água nos solos;
- Dimensionar e verificar a segurança em estruturas de suporte.
- Verificar a segurança de taludes;
- Dimensionamento geotécnico de fundações superficiais;
- Calcular assentamentos;
- Controlar o processo de compactação
Conteúdos Programáticos:
Identificação e classificação dos solos, determinação dos índices físicos e das propriedades mecânicas, cálculo das tensões nos maciços terrosos; circulação da água nos solos; consolidação dos solos; resistência ao corte, dimensionamento das estruturas de suporte de terras, estudo da estabilidade de taludes, dimensionamento de fundações, compactação de solos e técnicas de ensaio e amostragem para a determinação da sua capacidade de carga.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir os objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como as noções fundamentais de Mecânica dos Solos, os índices físicos para caracterização dos solos, as tensões em maciços terrosos, a hidráulica dos solos, a teoria da consolidação, a noção de coeficiente de impulso e verificação da segurança geotécnica em estruturas de suporte, em aterros e fundações superficiais, cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos, adquirindo noções básicas de Mecânica dos Solos, necessárias ao desenvolvimento de outras unidades curriculares e essenciais ao exercício da profissão de engenheiro civil.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua e compreende duas componentes: uma teórico-prática e uma prática-laboratorial, ambas com um peso de 50% na classificação final.
1 - Componente teórico-prática (TP): A avaliação será composta por dois testes escritos, individuais, que se realizam em datas fixadas pelo docente e acordadas com os alunos, durante o semestre lectivo. Cada um dos testes incide sobre a matéria lecionada até ao momento da prova. Cada uma das provas terá um peso de 50% na classificação final da componente teórico – prática.
2 - Componente prática laboratorial (PL): A avaliação será composta pelos relatórios dos trabalhos laboratoriais e por um teste escrito, individual, com pesos de 40% e 60%, respectivamente, na classificação final da componente prática laboratorial.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, procurando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno a determinar as características e comportamento dos solos, assegurando uma base sólida prática para posterior desenvolvimento noutras unidades curriculares deste ciclo e para o futuro exercício da profissão de engenheiro civil.
Bibliografia:
Componente teórico prática
[1] Caputo, H. P.(1987); Mecânica dos Solos e suas Aplicações, Volumes I, II e III, Livros Técnicos e Científicos Editora;
[2] Craig, R.F.(2004); Craig’s Soil Mechanics. Taylor & Francis;
[3] Folques, J. (1987). Introdução à Mecânica dos Solos, LNEC;
[4] Powrie, W.(2004); Soil Mechanics; Concepts and Applications. Spon Press;
[5] Eurocódigo 7, [1999]. Projecto Geotécnico, Parte 1 – Regras Gerais. ENV.1997.
[6]Fernandes, Manuel de Matos, Mecânica dos Solos – Conceitos e Princípios Fundamentais (Vol.1), FEUP Edições (2ª edição), 2011.
[7]Fernandes, Manuel de Matos, Mecânica dos Solos – Introdução à Engenharia Geotécnica (Vol.2), FEUP Edições (1ª edição), 2011.
Docente (* Responsável):
José Pimentel (josepim@ufp.edu.pt)
Teresa Lajinha (tlajinha@ufp.edu.pt)