Unidade Curricular:Código:
Materiais de Construção827MACO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Civil5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular envolve o conhecimento de alguns materiais, com ênfase na sua selecção, emprego e correcta aplicação num edifício e outras obras de construção, considerando-se para o efeito as pedras naturais, os agregados, os ligantes, as argamassas, os betões e as madeiras.
Estabelece-se o nível necessário para a compreensão de matérias que serão ministradas noutras UCs e para a angariação de conhecimentos basilares sobre a temática dos materiais de construção, adquirindo-se competências nomeadamente de:
-Identificação de materiais de aplicação corrente;
-Determinação das suas aplicações, características, comportamento mecânico e respectivo processo de fabrico;
-Seleção dos mesmos em função das especificações do projecto tendo em conta o uso, período de vida e o nível de qualidade e conforto pretendidos;
-Especificação das condições técnicas e controlo da qualidade para aplicação dos mesmos de acordo com as especificações projecto, normas e recomendações dos fabricantes.
Conteúdos Programáticos:
Propriedades básicas de materiais de construção. Pedras Naturais. Agregados. Ligantes. Argamassas. Betões. Madeiras
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados em cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos de aprendizagem formulados dado que os tópicos incluídos no programa como as propriedades principais dos materiais de construção, as pedras naturais e agregados, os ligantes, as argamassas, os betões e as madeiras cobrem os principais aspectos do estudo, o que habilita o aluno a conhecer alguns dos mais usuais materiais de construção, com
ênfase na sua selecção, emprego e correcta aplicação, num edifício e noutras obras associadas à Construção Civil.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa recorrendo à resolução de exercícios práticos de modo a avaliar as características dos materiais, conhecer o seu comportamento e as suas aplicações e adquirir competências no âmbito da realização de ensaios laboratoriais e testar na prática conceitos adquiridos nas aulas teóricas.
Avaliação da componente teórico-prática:
Dois testes escritos de avaliação, um trabalho prático e desempenho do aluno (assiduidade, desempenho técnico, participação nas aulas e tempos curriculares). A prova escrita é constituída por uma parte teórica e uma parte prática.
Avaliação da componente prática laboratorial:
Relatórios, elaborados em grupo com procedimentos indicados nos protocolos dos trabalhos experimentais.
Fichas, elaboradas em grupo com procedimentos indicados nos protocolos dos trabalhos experimentais.
O desempenho do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo que o aluno seja capaz de compreender matérias ministradas noutras unidades curriculares. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno a identificar materiais de aplicação corrente na construção civil, seleccionar os mais adequados em função das especificações do projecto tendo em conta o uso, período de vida e o nível de qualidade e conforto pretendidos.
Bibliografia:
[1] Apontamentos e fichas de exercícios elaborados e fornecidos pelos docentes
[2] Neville, Adam M., Properties of Concrete, 5th Edition, Pearson, 2011
[3] Bauer, L.A. Falcão, Materiais de Construção - Vol. 1 - 5ª Ed., Ltc
[4] A. de Sousa Coutinho, Fabrico e propriedades do betão, LNEC, ISBN: 9789724903262, 2006
[5] Ensino da Ciência e da Tecnologia, Ciência e Engenharia de Materiais de Construção, M. Clara Gonçalves & Fernanda Margarido, ISBN: 978-989-8481-17-7, Instituto Superior Técnico, 2012
[6] Guerra, João e outros (2006); Sebentas de Materiais de Construção I, Universidade Fernando Pessoa (disponível: http://www2.ufp.pt/~jguerra/);
[7] Garcia, Maria da Luz, Apontamentos das aulas teóricas de Materiais de Construção I, ISEP, Porto, 2010.
[8] Frazão Farinha, J.S., Correia dos
Docente (* Responsável):
Ana Neves (avneves@ufp.edu.pt)
Leonel Ramos (leonel@ufp.edu.pt)