Unidade Curricular:Código:
Introdução à Engenharia da Construção Civil827IECC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Civil5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer a importância da Engenharia Civil.
Introduzir as fases da organização e gestão das obras.
Aprender metodologias que permitem a melhoria nos padrões de qualidade em todas as fases dos empreendimentos.
Prospectivar as tendências da Engenharia Construção Civil.
Conteúdos Programáticos:
Enquadramento Institucional e Histórico da Engenharia Civil: As Áreas de Especialização da Engenharia Civil, O Futuro da Engenharia Civil. A Indústria de Construção. Gestão de Empreendimentos: Funções e órgãos de uma empresa de construção, Estratégias Contratuais. A Qualidade na Engenharia Civil: Qualidade na conceção e projeto, Qualidade na produção de materiais, elementos e componentes, Qualidade na execução, Qualidade na utilização e manutenção.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados abrangem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como o enquadramento institucional e histórico da engenharia civil e a caracterização da indústria de construção, cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a compreender a importância económica, social, territorial e cultural da Engenharia Civil, tendo em consideração as suas diferentes especialidades bem como a indústria da construção, tendo como referência os processos construtivos usuais, os aspectos organizativos da construção em todas as suas fases e perspectivas de evolução
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC é leccionada com aulas teóricas de exposição das matérias enunciadas, com o recurso a elementos de observação e/ou de apoio experimental – aulas teórico-práticas dedicadas à resolução de situações concretas.
O processo de avaliação compreenderá uma avaliação periódica baseada nos seguintes elementos:
A. Prova de avaliação, composta por uma parte teórica e por uma parte teórico-prática.
B. Classificação obtida através da média aritmética dos vários trabalhos (incluindo relatórios de visitas de estudo).
C. Participação em sala de aula teórica-prática. A participação em sala de aula do aluno compreende não só o seu interesse e participação nas aulas, mas também a sua participação e desempenho em aulas-debate de temas propostos pelo docente, integrantes da matéria da disciplina, e preparados pelos alunos de forma autónoma.
A classificação final do aluno será calculada através da equação:
Classificação final = 0,35*(A) + 0,35*(A) + 0,2*(B) + 0,1*(C)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo que o aluno seja capaz de compreender a importância económica, social, territorial e cultural da Engenharia Civil, tendo em consideração as suas diferentes especialidades. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais no sector da engenharia civil.
Bibliografia:
[1] BRITO, J. M. B. et al. (coord.) - O Engenho e a Obra; Uma abordagem à História da Engenharia em Portugal no século XX; Dom Quixote; Lisboa; 2002.
[2] HOLTZAPPLE, M. e Reece, W. – Concepts in Engineering, McGraw- Hill Companies, 2005.
[3] MOREIRA DA COSTA - Métodos de avaliação da qualidade de projetos de Edifícios de Habitação. Dissertação de Doutoramento, FEUP, 1995
[4] ORDEM DOS ENGENHEIROS – 100 Obras de Engenharia Civil no séc. XX: Portugal, Lisboa, 2000.
[5] PAZ BRANCO, J. – Organização de Estaleiros de Construção Civil, EPGE (ed.), Queluz, 1993.
[6] RAVARA, A. et al. - Qualidade na construção, Coleção Engenharia, Ordem dos Engenheiros, Lisboa, 2000.
Docente (* Responsável):
Miguel Branco Teixeira (lbt@ufp.edu.pt)