Unidade Curricular: | Código: | ||
Hidráulica I | 1034HID1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Engenharia Civil | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta disciplina aplica os princípios e conceitos da mecânica dos fluídos a problemas hidráulicos da engenharia. O primeiro problema de engenharia de hidráulica a tratar é o escoamento sob pressão em tubos, sistemas de condutas, medição de escoamento em tubos, bombas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Avaliação das perdas de carga (contínuas e localizadas) em condutas. Medições hidráulicas. Cálculo hidráulico de instalações com caudal uniforme de percurso, em série e em redes ramificadas. Turbinas e bombas - condições de aplicação e de funcionamento. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir dos objectivos formulado, dado que os tópicos incluídos no programa como as leis de resistência dos escoamentos uniforme, o funcionamento de escoamentos sob pressão, condutas elevatórias e bombas hidráulicas e choque hidráulico em condutas, cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a identificar e resolver problemas preparatórios para desenvolvimento de projectos hidráulicos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado de modo a conhecer propriedades dos fluidos, da lei hidrostática de pressões, distinguir entre pressões absolutas e pressões relativas e os princípios de operação de orifícios e descarregadores, bem como avaliar regimes de escoamento e compreender conceito de regime de escoamento permanente e uniforme e calcular perdas de carga contínua em condutas e perda de carga localizada em acessórios. Avaliação da Componente teórico-prática: Testes de avaliação individual, Trabalhos desenvolvidos em grupo em sala de aula, desempenho e participação do aluno em sala de aula Avalição da componente prática laboratorial:Fichas de ensaio entregues em grupo, 1 prova de avaliação individual, relatório final (com apresentação oral) e desempenho do aluno (assiduidade, desempenho técnico, participação activa nas aulas e interesse global demonstrado pela matéria) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, adquirindo noções de dimensionamento hidráulico de instalações e análise de sistemas ramificados e emalhados, o dimensionamento de condutas elevatórias e métodos de cálculo simplificado do fenómeno de choque hidráulico, estabelecendo um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilitam o aluno a resolver problemas de cálculo e dimensionamento hidraúlico em diferentes condições. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Netto, A. (1988). Manual de Hidráulica. S. Paulo. Ed. Edgard Blucher Ltda. [2] Nalluri, C., Featherstone, R.E. (2001). Civil Engineering Hydraulics. London. Blackwell Science [3] Lencastre, A. (1996). Hidráulica Geral. Ed. do Autor. [4] Chow, V.T. (1988). Open channel Hydraulics. New York. McGraw-Hill [5] Finnemore, E.J., Franzini, J.B. (2002). Fluid Mechanics with Engineering Applications. New York. McGraw-Hill [6] White, F.M. (2003). Fluid Mechanics. New York. McGraw-Hill [7] Quintela, A. C. (1998). Hidráulica. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 6ª ed. [8]Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais. 1998 |