Unidade Curricular:Código:
História da Arquitectura827HARQ
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Civil3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão ser capazes de:
-perspectivar a análise histórica e arquitetónica como opinião objetivamente fundamentada;
-sintetizar algumas variantes e invariantes do processo histórico da arquitetura;
-identificar grandes períodos uniformes da prática arquitetónica no tempo;
-distinguir e compreender noções como, espírito, estilo, práticas construtivas e de desenho e agentes, integrando-os nesses mesmos períodos;
-enquadrar historicamente, justificando-o, exemplos edificados pelas suas características arquitetónicas legíveis.
Conteúdos Programáticos:
1–Introdução
-apresentação - opções programáticas e expositivas;
-Arquitetura – o conceito e a sua historicidade;
2–Antiguidade
-Egipto;
-Grécia clássica;
-Império Romano;
3–Idade Média
-Paleo-Cristão;
-Românico;
-Gótico;
4–Idade Moderna
-Renascimento;
-Maneirismo;
-Barroco;
-Rococó;
5–Era Contemporânea
-Neoclassicismo;
-Historicismo;
-Ecletismo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa, como o conceito de Arquitetura e a sua historicidade em diferentes períodos cobrem os principais aspetos do estudo, o que habilita o aluno ser capaz de emitir juízos e perspetivar a análise histórica da arquitetura e de identificar grandes períodos uniformes da prática arquitetónica no tempo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade será alvo de metodologias expositiva, descritiva e demonstrativa em aulas teóricas e teórico-práticas, de modo a apresentar e discutir alguns conhecimentos que facilitem uma perceção global do quadro interpretativo da História da Arquitetura, e desenvolver uma aproximação crítica à mesma.
Para obter aprovação a esta cadeira o aluno terá de cumprir os ECTS de contacto previstos. Para o garantir, terá de assegurar a assiduidade, particularmente nas aulas definidas como teórico-práticas, que correspondem a momentos de avaliação e acompanhamento do trabalho.
O ritmo e qualidade com que os alunos atingirão os objetivos cumulativos propostos serão verificados através de um processo de avaliação contínua, pela presença e intervenção letiva, e verificada na prossecução de um paper e numa prova escrita.
A nota apurada resulta da classificação do trabalho (informada por quatro avaliações: dois pontos de situação, o paper e sua apresentação final) e prova escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas procuram adequar a prática de transmissão de conhecimentos (contextual, crítica e marcada pela análise de exemplos específicos) e as formas de avaliação (quer o manuseamento de conteúdos formais, pelo teste escrito - mesmo assim privilegiando a conceptualização sobre a informação factual - quer pela aplicação individual a casos práticos, e sua exposição escrita e oral, no trabalho teórico-prático), aos objetivos de desenvolvimento de consciência analítica e crítica, assim como de competências de aprendizagem autónoma no campo da história da arquitetura.
Bibliografia:
[1] GÖSSEL, Peter; LEUTHÄUSER, Gabriele (1996). Arquitectura no Séc. XX. Colónia: Benedikt Taschen Verlag.
[2] PATETTA, Luciano (1975). Storia dell'architettura - antologia critica. Milão: Fabri.
[3] SCHULZ, Christian Norberg (2004). Arquitectura Occidental. Barcelona: Gustavo Gili.
[4] HILLENBRAND, R. (2000). Islamic architecture: form, function and meaning, Edimburgo: Edinburgh University Press.
[4]HILLENBRAND, R. (2000). Islamic architecture: form, function and meaning, Edimburgo: Edinburgh University Press.
[5] CHUECA GOITIA, Fernando (1982). Breve História do Urbanismo. Lisboa: Presença.
[6] MUMFORD, Lewis (1961). The City in History: its origins, its transformations, and its prospects. New York: Harcourt.
Docente (* Responsável):
Ilídio Silva (ilidio@ufp.edu.pt)