Unidade Curricular:Código:
Física das Construções826FICO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Civil6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Possuir conhecimentos básicos de acústica de edifícios, física das radiações, transferência de calor, trocas de massas de ar (ventilação), comportamento ao fogo e iluminação natural de forma a aplicar os mesmos na conceção, projeto, construção, fiscalização e auditoria/certificação de edifícios, tendo em conta a legislação e normalização respetivas.
Conteúdos Programáticos:
Acústica de edifícios: Som e ruído: definição e diferenciação; Parâmetros acústicos básicos; Ruído aéreo em acústica de interiores; Ruído de Percussão em Acústica de Interiores; Ruído na Comunidade. Térmica de Edifícios: Física das radiações e transferência de calor; Caracterização Climática; Técnicas de isolamento térmico; Pontes Térmicas; Legislação, regulamentação e Normas Aplicáveis. Ventilação de Edifícios: Metodologias de ventilação; Mecanismos de ventilação natural; Legislação, regulamentação e Normas Aplicáveis. Proteção ao Fogo em Edifícios: Propagação do fogo e fases de um incêndio; Tipos de fogos e classes de agentes extintores; Proteção passiva; Proteção ativa; Legislação, regulamentação e Normas Aplicáveis. Iluminação natural de edifícios: Luz direta, difusa e refletida; Sistemas tradicionais de iluminação natural; Sistemas avançados de iluminação natural; Legislação, regulamentação e Normas Aplicáveis.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que os tópicos incluídos no programa cobrem os principais aspetos do estudo introduzindo os principais conceitos de Física das Construções e apresentando a legislação em vigor sobre esta matéria.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.Serão executados dois testes de avaliação (90% da classificação final). A avaliação contínua do desempenho vale 10% da classificação final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global das questões da Física das Construções, bem como da legislação aplicável. As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas e ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares, permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros profissionais.
Bibliografia:
- Patrício, Jorge V. – Acústica nos Edifícios, Verlag Dashofer, 2010;
- Rodrigues, António M.; Braga, Ana M.; Piedade, A. Canha – Térmica de Edifícios - Editora ORION, 2009;
- Viegas, João C. - Ventilação natural de edifícios de habitação – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 2010.
- Legislação – Segurança contra incêndio em edifícios:
- D.L. n.º 220/2008;
- Portaria n.º 1532/2008.
- Hopkinson, R.G; Petherbridge P.; Longmore J. – Iluminação Natural – Fundação Calouste Gulbenkian, 1975.
Docente (* Responsável):
Miguel Ferreira (miguelf@ufp.edu.pt)