Unidade Curricular:Código:
Estruturas Especiais905EESP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Civil8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo principal desta disciplina é transmitir os conceitos fundamentais teóricos e práticos no domínio da análise, dimensionamento e/ou verificação de estruturas correntes em construção metálica e mista. O âmbito do estudo a realizar estende-se desde sua conceção, modelação e discussão, ao seu funcionamento orgânico e estrutural, bem como ao seu cálculo e pormenorização.
A disciplina que Estruturas Especiais (metálicas e mistas) pretende, deste modo, preparar os alunos dentro dos temas apresentados, com vista ao seu enquadramento profissional no desempenho de atividades específicas a estes ramos do conhecimento da Engenharia Civil, permitindo atingir as seguintes competências fundamentais:
- Conceber, analisar, dimensionar e/ou verificar estruturas metálicas de edifícios correntes;
- Associar peças estruturais mistas em estruturas metálicas, ou de betão armado e/ou pré-esforçado, de edifícios correntes.
Conteúdos Programáticos:
1. Características das estruturas metálicas e âmbito de aplicação.
2. Tipos de estruturas metálicas.
3. Verificação segundo o EC3.
3.1. Bases para o dimensionamento
3.2. Verificação da segurança e métodos de análise de estruturas metálicas
3.3. Classificação das estruturas metálicas.
3.4. Estabilidade global e local de estruturas metálicas.
3.5. Estados limites de utilização.
3.6. Estados limites últimos.
4. Ligações - Comportamento e dimensionamento (aparafusadas e soldadas).
5. Vigas e pavimentos mistos.
6. Projeto geral de construções metálicas (cálculo e desenho de estruturas metálicas e mistas, seus elementos, ligações e pormenorização).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos de aprendizagem formulados, dados os tópicos incluídos no programa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa recorrendo à resolução de um casos práticos.
1 - Avaliação contínua
Baseia-se no modelo da avaliação contínua, numa vertente teórico-prática, com três componentes de avaliação, consistindo na realização de 2 testes escritos e um trabalho prático.
A nota final da unidade curricular resulta da média ponderada dos 2 elementos de avaliação, respetivamente, as seguintes percentagens: (i) Teste 1 (42,5%); (ii) Teste 2 (42,5%).; (iii) Trabalho (20%)
2 - Exame de Recurso / Época Especial
Uma única prova, contendo todos os conteúdos da disciplina.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo que o aluno seja capaz de desenvolver tarefas de forma autónoma. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno a resolver problemas de conceção correntes na construção civil.
Bibliografia:
[1] Manual de dimensionamento de estruturas metálicas - Rui Simões - edição CMM
[2] NP EN 1993-1-2 - Eurocódigo 3 - Projeto de estruturas de aço - Parte 1.1 - Regras Gerais
[3] NP EN 1993-1-8 - Eurocódigo 3 - Projeto de estruturas de aço - Parte 1.8 - Projeto de Ligações
[4] EN 1994-1-1 - Eurocódigo 4 - Projeto de Estruturas Mistas Aço-Betão - Parte 1-1 - Regras Gerais
Docente (* Responsável):
Leonel Ramos (leonel@ufp.edu.pt)