Unidade Curricular:Código:
Desenho Técnico e Assistido por Computador827DTAC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Civil5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Com esta unidade curricular, pretende-se integrar os conhecimentos teóricos do desenho técnico com a ferramenta informática, facilitando o trabalho de projecto, e que possibilite uma melhor integração dos jovens engenheiros, utilizando com destreza as ferramentas disponíveis.
Os estudos a realizar nesta disciplina, basear-se-ão na exploração de um programa de desenho assistido por computador (CAD), com o propósito e objectivo de dominar a ferramenta, permitindo ao aluno desenhar de forma rigorosa as peças que compõem o projecto de engenheria.
Será abordada a temática de desenho técnico, nomeadamente a normativa técnica, permitindo a expressão gráfica adequada através do meio informático aliado à linguagem gráfica de projecto de arquitectura.
No final do semestre, o aluno deverá ser capaz de estabelecer a relação com as ferramentas de desenho e apresentação gráfica, na perspectiva da imediata identificação daquelas que se entendem como as mais apropriadas às suas necessidades.
Conteúdos Programáticos:
A - DESENHO TÉCNICO
1.O Desenho Técnico
2.Normalização
3.Construções Geométricas
4.Classificação das projecções geométricas planas
5.Introdução aos sistemas de projecção
6.Leitura de projectos de arquitectura e engenharia
7.Desenho de projectos de arquitectura e engenharia
8.Cotagem de desenhos em arquitectura e engenharia
B - DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR – “AUTOCAD”
1.Introdução ao Desenho Assistido por Computador
2.Arquitectura do Programa
3.Definição de parâmetros
4.Entrada de dados geométricos
5.Facilidades de desenho
6.Comandos de Visualização
7.Comandos de Edição
8.Preenchimento de áreas (Tramas)
9.Dimensionamento e cotagem de desenhos
10.Agrupamento de entidades em Blocos de desenho
10. Impressão de desenhos em Autocad. Configuração dos parâmetros de impressão.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
- Possuir capacidades de análise de desenhos técnicos;
- Possuir conhecimento das normativas do desenho técnico;
- Apresentar capacidade de produção de desenhos técnicos rigorosos;
- Possuir capacidade de produção de peças de apresentação de desenhos técnicos;
- Desenvolver uma postura criativa e de composição de apresentação dos trabalhos com a qualidade e domínio do desenho digital.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As “aulas práticas”, deverão ser baseadas no encaminhamento do aluno, para que este atinja os objectivos desta unidade curricular. O aluno deverá ir expondo o seguimento dos seus trabalhos para que surjam momentos de crítica, diálogo e reflexão colectiva.
As aulas teóricas deverão apoiar e fundamentar as aulas práticas através da exposição breve dos assuntos a serem desenvolvidos durante as aulas para que a participação do aluno, nas mesmas, seja garantida. Os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno serão sintetizadas na exposição gráfica, escrita e oral, bem como na apresentação/debate relativa a quatro momentos de avaliação em datas a agendar.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente prática desta unidade curricular é centrada fundamentalmente no processo de elaboração de vários exercícios práticos, que terão como base fundamentada para o seu desenvolvimento, os conteúdos teóricos expostos no decorrer das aulas. Serão também elaboradas provas práticas de desenho, com a finalidade de expor os conhecimentos adquiridos dos vários conteúdos programáticos. O processo de definição dos conteúdos teóricos desta unidade curricular, bem como as metodologias de ensino adoptadas, tiveram em elevada consideração a sua aplicabilidade no exercício prático de fazer e pensar arquitectura, sendo que o conhecimento adquirido nesta disciplina será fundamental na sua relação/coerência com os restantes conteúdos programáticos de outras unidades curriculares, salientando-se as disciplinas de Projecto. Assim, esta metodologia de ensino adoptada, num contexto de turmas compactas e de grande proximidade docente/discente, permite aos alunos uma aquisição continuada de conhecimentos e competências enquadráveis no âmbito dos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular.
Bibliografia:
[1] GARCIA, José (2009) “AutoCAD 2010 e AutoCAD LT 2010: curso completo”, Lisboa, Editora de Informática
[2] SANTOS, José (2007) “AutoCAD 2008: guia de consulta rápida”, Lisboa, Editora de Informática
[3] SILVA, Arlindo [et al.] (2004) “Desenho Técnico Moderno”, Lisboa, Lidel, Edições Técnicas
[4] CUNHA, Luís Veiga da (1994) “Desenho Técnico”, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
[5] MORAIS, José M. Simões (1999), “Desenho Técnico Básico 3”, Porto, Porto Editora, 22ª edição
[6] MAGUIRE, D.E., (1981) “Desenho Técnico”, São Paulo, Hemus
[7] FERREIRA, Patricia, (2001) “Desenho de Arquitectura”, Rio de Janeiro, Livro Técnico
[8] BIELEFELD, Bert, (2007) “Basics Technical Drawing”, Suiça, Birkhäuser
[9] NEUFERT, Ernst, (1998) “Arte de Projectar em Arquitectura”, São Paulo, Gustavo Gili
[10] RODRIGUES, Maria João Madeira (1996) “Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura”, Lisboa, Quimera