Unidade Curricular:Código:
Construção Sustentável828COSU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Civil3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Preparar e especializar licenciados que trabalhem e exerçam responsabilidades no âmbito da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas, desde a concepção e projecto até à desconstrução de edifícios. Pretende-se transmitir conhecimentos, por forma a que no exercício das suas actividades estes profissionais possam aplicar os princípios Ambientais e de Sustentabilidade, como contributo para melhorar o desempenho global e os resultados das suas empresas, numa óptica de Planeamento e de Construção Sustentáveis.
Conteúdos Programáticos:
1 - A Edificação e o Meio Ambiente
Desenvolvimento Sustentável;
A cidade sustentável;
A industria da Construção e o Meio Ambiente
Impacto Ambiental dos materiais de construção
2 - Critérios Ambientais para uma Construção Sustentável
Implantação e integração no meio
Qualidade do Ambiente interior
Sistemas de otimização energética
3 - Ciclo de vida da Edificação
Avaliação do ciclo de vida dos materiais de construção
4 - Resíduos de construção e demolição
Caracterização de resíduos
Gestão de resíduos de construção e demolição
Demolição seletiva
5 - Materiais de construção de baixo impacto ambiental
Impacto ambiental materiais correntes;
Novos materiais de construção
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular visam preparar e especializar licenciados que trabalhem e exerçam responsabilidades no âmbito da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas, desde a conceção, ao desenvolvimento do projeto até à demolição ou reabilitação de edifícios. Pretende-se transmitir conhecimentos, por forma a que no exercício das suas atividades estes profissionais possam aplicar os princípios Ambientais e de Sustentabilidade no desenvolvimento da sua atividade profissional, numa ótica de Planeamento e de Construção Sustentáveis.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização uma prova escrita bem como no desenvolvimento de dois trabalhos de investigação. Será também avaliada a assiduidade do aluno, o seu interesse manifestado pela matéria através da sua participação activa e empenho em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias adoptadas para esta Unidade Curricular serão baseadas em dois regimes: presencial e não presencial. No regime presencial as aulas serão teórico-práticas com recurso a meios audiovisuais, textos e outros. As aulas serão leccionadas a partir da análise, exposição e debate a partir de diversas fontes de informação relativas e relacionadas com as várias componentes de teor técnico, histórico ou teórico da matéria, em articulação com a componente prática. Será dado grande ênfase à discussão e reflexão individual e em grupo, também a partir de vários exercícios lançados em aula onde o aluno colocará de forma aplicada os conhecimentos adquiridos a partir da componente teórica da disciplina e investigação individual. Estes exercícios serão desenvolvidos com apoio em sala de aula e complementados em regime não presencial. O regime não presencial será dedicado à investigação autónoma do discente e ao desenvolvimento dos exercícios lançados na unidade curricular. Serão especialmente vocacionadas para a recolha, análise, aprofundamento e desenvolvimento da matéria e exercícios lançados nas aulas.
Bibliografia:
[1] Thomas, Randall (2003) Sustainable Urban Design, an environmental approach, Writers, Spon Press, London
[2] Higueras, Ester (2006) Urbanismo Bioclimático, Gustavi Gilli, Barcelona
[3] Cabello, Francisco (2007) El impacto ambiental en la edificación, critérios para una construcción sostenible, Edisofer s.l., Madrid
[4] VA (2001)A Green Vitruvius, principios e práticas de projecto para uma Arquitectura Ssutentável, Ordem dos Arquitectos, Lisboa
Docente (* Responsável):
Luís Pinto de Faria (lpintof@ufp.edu.pt)