Unidade Curricular:Código:
Betão Armado e Pré-Esforçado828BEAR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Civil8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo principal desta unidade curricular é fornecer conceitos complementares aos já adquiridos no domínio das estruturas usuais de betão armado, apresentar outros tipos de sistemas estruturais de carácter mais especial e introduzir os fundamentos, teóricos e práticos, do betão pré-esforçado. Assim, o âmbito da unidade curricular estende-se desde a sua conceção, modelação e análise, ao funcionamento orgânico e estrutural, bem como ao seu cálculo e pormenorização. Em particular, serão abordados processos de dimensionamento relacionados com vigas-parede, muros de suporte, reservatórios e sil
Conteúdos Programáticos:
1. Estruturas laminares de betão armado:
1.1 Modelos e métodos de análise;
1.2 Paredes resistentes e de contraventamento;
1.3 Vigas-parede;
1.4 Muros de suporte;
1.5 Introdução aos reservatórios e silos.
2. Estruturas de ductilidade melhorada:
2.1 A razão de ser das estruturas de ductilidade melhorada;
2.2 Estruturas e peças estruturais em que a sua adoção é mais pertinente e recomendações associadas;
2.3 Outras estruturas de betão armado.
3. Estruturas de betão pré-esforçado:
3.1 Introdução;
3.2 Dimensionamento do pré-esforço em vigas isostáticas;
3.3 Síntese das etapas do processo de dimensionamento;
3.4 As cargas equivalentes;
3.5 Dimensionamento através das equações dos limites de tensões;
3.6 Escolha do número de cabos e do seu traçado;
3.7 Perdas de tensão;
3.8 Verificação dos Estados Limites Últimos;
3.9 Referência à verificação dos Estados limites de Utilização de estruturas hiperestáticas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Esta unidade curricular tem como objetivo apresentar estruturas aos alunos que, pelo seu comportamento estrutural, processos de dimensionamento, materiais que as constituem ou processos construtivos, se consideram especiais. Pretende-se que os alunos adquiram valências na conceção e análise de uma estrutura especial, nomeadamente adquirem a capacidade de seleção do tipo de estrutura mais adequada ao empreendimento em estudo, idealizem no seu comportamento estrutural, selecionem o material mais adequado bem como o método de análise para o seu dimensionamento, assim como obtenha a resposta da estrutura para as ações de projeto. O programa consiste numa introdução às estruturas especiais, onde se apresentam alguns exemplos de estruturas e identificam-se, de forma genérica, os problemas associados a cada uma.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua com dois trabalhos (30%) e um teste (70%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular tem duas componentes distintas. A componente teórica pretende transportar os conceitos teóricos das disciplinas de base para as estruturas especiais. A componente prática pretende que o aluno seja capaz de efetuar cálculos analíticos, utilizar folhas de cálculo e correr programas de cálculo automático, de forma a estarem habilitados a dimensionar as estruturas especiais sujeitas às diversas ações. Os conhecimentos são avaliados por trabalhos individuais ou em grupo, que dará a hipótese ao aluno de pesquisar profundamente um dado tema ou métodos, alargando desta forma os seus conhecimentos. Nos testes, o aluno tem oportunidade de mostrar todos os seus conhecimentos teórico-práticos de forma consolidada.
Bibliografia:
• Apontamentos dos docentes.
• Júlio Appleton. Estruturas de Betão, Edições Orion, 1.ª Edição, 2013.
Docente (* Responsável):
Ana Alves Ribeiro (anaalvesribeiro@ufp.edu.pt)
Elói Figueiredo (efigueiredo@ufp.edu.pt)