Unidade Curricular: | Código: | ||
Teoria da Arquitectura | 145TARQ | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão ser capazes de: -perspetivar a análise histórica e arquitetónica como opinião objetivamente fundamentada; -distinguir e caracterizar diferentes paradigmas de teorização do fenómeno arquitetónico; -sintetizar algumas variantes e invariantes do processo histórico da arquitetura em Portugal; -analisar de forma estruturada, justificando-o, exemplos edificados pelas suas características arquitetónicas legíveis. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Metodologias analíticas da teoria/história da arte/arquitetura 1.1. metodologias pré-científicas 1.2. Positivismo 1.3. Formalismo: pura visualidade e Escola de Viena 1.4. Iconologia: Culturalismo e Instituto Warburg 1.5. abordagens sociológicas 1.6. Estruturalismo 2. Paradigmas teóricos na leitura da arquitetura portuguesa entre as épocas moderna e contemporânea 2.1. sécs. XIX/XX – ecletismo e arquitetura técnica 2.2. a Arte Nova - uma via nacional e racional 2.3. a Art Deco como primeiro modernismo português 2.4. a situação da arquitetura no Estado Novo 2.5. o Movimento Moderno 2.6. revisão da modernidade – Regionalismo Crítico, Tardomodernismo 2.7. SAAL e Post-Modernismo 2.8. a contemporaneidade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos formulados, equilibrando uma abordagem de diferentes filosofias e metodologias de análise em História da Arte e Arquitetura com a sua aplicação à arquitetura moderna portuguesa -quer em aula quer nos trabalhos individuais dos alunos - o que habilita os alunos a serem capaz de emitir juízos e perspetivar a análise histórica da arquitetura e de perceber das vantagens da aplicação de perspetivas analíticas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade será alvo de uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa em aulas teóricas e teórico-práticas, de modo a apresentar e discutir conhecimentos que facilitem uma perceção global do quadro interpretativo da história da arquitetura ocidental, e desenvolver uma aproximação crítica à arquitetura não contemporânea. O aluno terá de garantir o cumprimento dos ECTS de contacto previstos, mantendo a assiduidade, sendo de particular importância as aulas definidas como teórico-práticas, correspondendo aos momentos de avaliação e acompanhamento do trabalho. O ritmo e qualidade com que os alunos atingirão os objetivos cumulativos serão verificados num processo de avaliação contínua, pela intervenção nos tempos letivos e na prossecução de um paper e por uma série de provas escritas dedicadas às metodologias analisadas. A nota final resulta da classificação do trabalho teórico-prático (dois pontos de situação, o paper e sua apresentação oral final) e das provas escritas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas procuram adequar a prática de transmissão de conhecimentos (contextual, crítica e marcada pela análise de exemplos específicos) e as formas de avaliação (quer o manuseamento de conteúdos formais, pelos testes escritos - mesmo assim privilegiando a conceptualização sobre a informação factual - quer pela aplicação individual a casos práticos, e sua exposição escrita e oral, no trabalho teórico-prático), aos objetivos de desenvolvimento de consciência analítica e crítica, assim como de competências de aprendizagem autónoma no campo da História da Arquitetura. | |||
Bibliografia: | |||
AAVV. (1991). Cassiano Branco. Lisboa: ASA. ALMEIDA,P.V.(2002). Arquitectura no Estado Novo. Lisboa: Livros Horizonte. ARGAN, G. C.; FAGIOLO, M. (1992). Guia de História da Arte. Lisboa: Estampa. FERNANDES, J. M. (1982). Arquitectura Modernista em Portugal – 1890/1940. Lisboa: Gradiva. FERNANDES, J. M. (2003). Português Suave: arquitecturas do Estado Novo. Lisboa: Ministério da Cultura/IPPA. FERNANDEZ, S. (1988). Percurso. Porto: FAUP. FRANÇA, J. A. (2004). História da Arte em Portugal – o Pombalismo e o Romantismo. Lisboa: Presença. PATETTA, L. (1975). Storia dell'architettura-antologia critica. Milão: Fabri. TOUSSAINT, M. (1996/97). “Viana de Lima: um percurso moderno”, in JA, ano XIV/XV, n.º 166/167, Dez/Jan, pp. 30-37. Lisboa: OA. TRIGUEIROS, L.; SAT, C. (2003). Raul Lino 1879-1974. Lisboa: Blau. |