Unidade Curricular: | Código: | ||
Sistemas de Construção em Arquitectura II | 145SCA2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Estudo e análise de sistemas construtivos que visam dotar o aluno dos conhecimentos necessários à compreensão da dimensão material, funcional e orgânica de um edifício; Ensaiar, em forma de projecto, várias situações construtivas, testando soluções, sistemas e modelos de referência. Assim, partindo da informação fornecida, da bibliografia e da investigação efectuada o aluno deve detalhar e pormenorizar um edifício até à escala real; Estudar e ensaiar soluções construtivas integradas, incluindo sistemas estruturais, infraestruturais e opções arquitectónicas para a completa construção de um edifício; Idealizar e projectar soluções construtivas para o interior e para a envolvente de um edifício, nomeadamente utilizando, com um conhecimento actualizado, sistemas apropriados em coberturas, paredes e pavimentos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A CONSTRUÇÃO ATÉ AO INÍCIO DO SÉC. XX 1.1 - Introdução à arquitectura vernacular 1.2 - Materiais e técnicas tradicionais de construção 2. SISTEMAS DE DETALHE E CONCEPÇÃO DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS 2.1 – Fundações 2.2 - Paredes exteriores 2.3 - Divisões interiores 2.4 - Vãos exteriores (janelas e portas) 2.5 - Vãos interiores (portas) 2.6 - Lajes 2.7 - Escadas 2.8 – Coberturas 3. ANÁLISE DE SISTEMAS ESTRUTURAIS INTEGRADOS 3.1 - Construção em betão 3.2 - Construção em madeira 3.3 - Construção em tijolo 3.4 - Construção em ferro 3.5 - Construção em vidro 4. DETALHE E PORMENORIZAÇÃO 4.1 - Elaboração de um conjunto sistematizado de detalhes arquitectónicos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conteúdo programático visa introduzir as matérias do projeto de execução despertando o aluno para a necessidade duma racionalização que confira consistência entre ideia e proposta, fundada na lógica, rigor e na persecução dos objetivos enunciados. A coerência almejada está alicerçada na matriz organizativa do conjunto dos exercícios práticos de projeto que transferem para o aluno os conteúdos do programa por via da sua manipulação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As “aulas práticas” priorizam o encaminhamento do aluno, mormente na execução dos exercícios propostos, para que este atinja os objectivos desta unidade curricular. O aluno deverá ir expondo o desenvolvimento dos seus trabalhos para que surjam momentos de crítica, diálogo e reflexão colectiva. As aulas teóricas deverão apoiar e fundamentar as aulas práticas através da breve exposição dos assuntos e temáticas a elas associados. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As capacidades cognitivas e motivacionais são fatores determinantes na realização e alcance dos objetivos curriculares assim como os processos metacognitivos que coordenam as capacidades cognitivas, pelo que um dos princípios basilares da disciplina de Sistemas de Construção em Arquitectura II é o de que o processo fundado na autocrítica e na prática é o meio através do qual se chega ao projeto de construção/execução. | |||
Bibliografia: | |||
[1] MITTAG, M. (1978), PRATIQUE DE LA CONSTRUCTION DES BÂTIMENTS, PARIS, ED. EYROLLES [2] SCHMIT, H. (1997), TRATADO DE CONSTRUCCIÓN, BARCELONA, EDITORIAL GUSTAVO GILI [3] ALLEN, E. (1997), COMO FUNCIONA UN EDIFICIO, BARCELONA, EDITORIAL GUSTAVO GILI [4] MASCARENHAS, J. (2011), SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO I; II; III; IV; V; VI; VII; VIII; XIX; X, COLEÇÃO TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO, LIVRO HORIZONTE |