Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Construção em Arquitetura II1203SCA2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoArquitetura3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Estudo e análise de sistemas construtivos que visam dotar o aluno dos conhecimentos necessários à compreensão da dimensão material, funcional e orgânica de um edifício;
Ensaiar, em forma de projecto, várias situações construtivas, testando soluções, sistemas e modelos de referência. Assim, partindo da informação fornecida, da bibliografia e da investigação efectuada o aluno deve detalhar e pormenorizar um edifício até à escala real;
Estudar e ensaiar soluções construtivas integradas, incluindo sistemas estruturais,
infraestruturais e opções arquitectónicas para a completa construção de um edifício;
Idealizar e projectar soluções construtivas para o interior e para a envolvente de um edifício, nomeadamente utilizando, com um conhecimento actualizado, sistemas apropriados em coberturas, paredes e pavimentos.
Conteúdos Programáticos:
1. A CONSTRUÇÃO ATÉ AO INÍCIO DO SÉC. XX
1.1 - Introdução à arquitectura vernacular
1.2 - Materiais e técnicas tradicionais de construção
2. SISTEMAS DE DETALHE E CONCEPÇÃO DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS
2.1 – Fundações
2.2 - Paredes exteriores
2.3 - Divisões interiores
2.4 - Vãos exteriores (janelas e portas)
2.5 - Vãos interiores (portas)
2.6 - Lajes
2.7 - Escadas
2.8 – Coberturas
3. ANÁLISE DE SISTEMAS ESTRUTURAIS INTEGRADOS
3.1 - Construção em betão
3.2 - Construção em madeira
3.3 - Construção em tijolo
3.4 - Construção em ferro
3.5 - Construção em vidro
4. DETALHE E PORMENORIZAÇÃO
4.1 - Elaboração de um conjunto sistematizado de detalhes arquitectónicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conteúdo programático visa introduzir as matérias do projeto de execução despertando o aluno para a necessidade duma racionalização que confira consistência entre ideia e proposta, fundada na lógica, rigor e na persecução dos objetivos enunciados.
A coerência almejada está alicerçada na matriz organizativa do conjunto dos exercícios práticos de projeto que transferem para o aluno os conteúdos do programa por via da sua manipulação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As “aulas práticas” priorizam o encaminhamento do aluno, mormente na execução dos exercícios propostos, para que este atinja os objectivos desta unidade curricular. O aluno deverá ir expondo o desenvolvimento dos seus trabalhos para que surjam momentos de crítica, diálogo e reflexão colectiva.
As aulas teóricas deverão apoiar e fundamentar as aulas práticas através da breve exposição dos assuntos e temáticas a elas associados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As capacidades cognitivas e motivacionais são fatores determinantes na realização e alcance dos objetivos curriculares assim como os processos metacognitivos que coordenam as capacidades cognitivas, pelo que um dos princípios basilares da disciplina de Sistemas de Construção em Arquitectura II é o de que o processo fundado na autocrítica e na prática é o meio através do qual se chega ao projeto de construção/execução.
Bibliografia:
[1] MITTAG, M. (1978), PRATIQUE DE LA CONSTRUCTION DES BÂTIMENTS, PARIS, ED. EYROLLES
[2] SCHMIT, H. (1997), TRATADO DE CONSTRUCCIÓN, BARCELONA, EDITORIAL GUSTAVO GILI
[3] ALLEN, E. (1997), COMO FUNCIONA UN EDIFICIO, BARCELONA, EDITORIAL GUSTAVO GILI
[4] MASCARENHAS, J. (2011), SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO I; II; III; IV; V; VI; VII; VIII; XIX; X, COLEÇÃO TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO, LIVRO HORIZONTE