Unidade Curricular: | Código: | ||
Sistemas de Construção em Arquitectura I | 145SCA1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno compreenda a indissociabilidade dos atos projetar e construir, entendendo que para um projeto se materializar não poderá manter-se abstrato, sendo necessária a correta conjugação de materiais. Assim, com esta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: - Entender que não é possível desassociar o processo de projeto da sua definição construtiva; - Conhecer materiais e técnicas construtivas; - Definir soluções construtivas para projetos de arquitetura da sua autoria; - Analisar obras do ponto de vista conceptual e construtivo. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Materialização de uma ideia A unidade do ato de Projetar-Construir 2. Breve análise histórica A evolução da arquitetura e a sua reciprocidade com a evolução dos materiais e técnicas construtivas 3. Noções elementares Elementos estruturais e elementos não estruturais Construção maciça, construção leve, soluções mistas Artes comuns em construção (cantaria, carpintaria, serralharia, etc.) Materiais comuns (pedra, madeira, metal, betão, cerâmica, etc.) Comportamento de uma construção (solidez, impermeabilização, térmica, iluminação, eficiência, etc.) 4. Os elementos de uma construção Fundação/contacto com o terreno; pavimentos/pisos e circulações verticais; paredes e vãos; coberturas 5. Materiais e sistemas construtivos Matéria em bruto e matéria transformada: módulos ou peças construtivas Conjugação dos módulos ou peças construtivas 6. A definição da solução construtiva Projeto de Execução; detalhe construtivo Peças desenhadas e peças escritas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sendo o momento de introdução da problemática da construção, é primeiramente realizada uma abordagem à relação projetar-construir, seguindo-se a identificação dos diversos elementos de uma construção. Com o entendimento do que é uma construção, abordam-se sistemas construtivos e materiais de utilização corrente. Por fim, são apresentados os elementos que constituem um projeto de execução de arquitetura. Entende-se assim que o aluno adquirirá os conhecimentos necessários para definir soluções construtivas adequadas, bem como saberá utilizar as peças indicadas para as comunicar. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teóricas baseiam-se sobretudo no método expositivo, recorrendo à análise de diversos exemplos de obras, com amplo incentivo ao debate e discussão. As aulas teórico-práticas e práticas baseiam-se no método expositivo, recorrendo igualmente à análise de obras e suas soluções construtivas, bem como a realização de um trabalho individual de definição construtiva de um projeto da autoria do aluno. Será ainda realizado um trabalho de grupo de análise mais detalhada de uma obra construída. A avaliação consiste na realização de um teste de avaliação teórico-prático, no desenvolvimento do trabalho individual, e na apresentação do trabalho de grupo. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A análise de obras construídas permite ao aluno desenvolver a capacidade de pesquisa e critica, ao mesmo tempo que compreende e consolida os conhecimentos que vão sendo apresentados. Ao desenvolver um exercício de definição construtiva de um projeto da sua autoria, o aluno desenvolve a capacidade de resolução de problemas construtivos, bem como a correta utilização de meios para a sua comunicação, nomeadamente peças escritas e desenhadas. | |||
Bibliografia: | |||
Allen, E. (1997). Como Funciona un Edificio. Gustavo Gili. Barcelona. Chudley, R. & Greeno, R. (2006). Manual de Construccion de Edificios. Gustavo Gili. Barcelona. Deplazes, A. (2010). Construir la Arquitectura. Del material em bruto al edifício. Um manual. Gustavo Gili. Barcelona. Gonçalves, M. & Margarido, F. (editoras) (2012). Ciência e Engenharia de Materiais de Construção. Instituto Superior Técnico. Ito, R. (2013). Álvaro Siza Design Process. Instituto Superior Técnico. Mcmorrough, J. (2006). Materials, Structures, and Standards. Rockport. Massachusetts. Mascarenhas, J. (vários anos). Sistemas de Construção (vários números e temas). Livros Horizonte. Reichel, A. & Schultz, K. (editores) (2014). Scale: Support I Materialise: Columns, Walls, Floors. Birkhauser. Basel. Van Lengen, J. (2010). Manual do Arquiteto Descalço. Dinalivro. |