Unidade Curricular: | Código: | ||
Qualidade Ambiental de Edifícios | 145QAE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1 - Desenvolver sinergias entre o projeto de arquitetura e as exigências de conforto acústico, térmico e de QAI dos edifícios; 2- Coordenar projetos e obras nos domínios da arquitetura, acústica, térmica e da qualidade do ar interior dos edifícios; 3- Realizar análise de desconformidades em edifícios e propor medidas de melhoria; 4- Aplicar em obras de construção nova e de reabilitação de edifícios, tecnologias e procedimentos legais direcionados para o conforto das edificações nos seguintes aspetos: 4.1- Qualidade do ar interior e necessidades de ventilação; 4.2- Condições de conforto acústico, tanto ao nível de isolamento aos sons aéreos como aos sons de percussão, bem como ao nível do tratamento de salas onde a boa audição do som é primordial; 4.3- Condições de conforto térmico maximizando o uso de metodologias de arquitetura bioclimática e de sistemas de energias renováveis. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Qualidade do ar interior: Introdução: características dos poluentes; impacte na saúde e bem-estar; fatores que afetam a qualidade do ar interior; A poluição no ambiente interior: Poluentes e principiais fontes emissoras; Efeitos na Saúde; Gestão da qualidade do ar interior; O RECS: objetivos e principais obrigações regulamentares. 2. Conforto acústico em edifício: Parâmetros e conceitos acústicos básicos; Acústica Ambiental; Isolamento Sonoro em Acústica de Edifícios; Acústica Arquitetural; Ruído na comunidade: normas e regulamentos. 3. Conforto Térmico em Edifícios: conforto térmico humano em edifícios; desempenho energético dos edifícios e arquitetura bioclimática; comportamento térmico de edifícios em regime permanente; certificação energética de edifícios. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
- Os pontos 1, 2 e 3 dos conteúdos programáticos permitem aos estudantes desenvolver uma eficaz sinergia entre o projeto de arquitetura e as exigências de conforto acústico, térmico e de qualidade do ar interior dos edifícios bem como permite coordenar projetos e obras nos domínios da arquitetura, acústica, térmica e da qualidade do ar interior dos edifícios. - Os pontos 1, 2 e 3 dos conteúdos programáticos permitem aos estudantes realizar análise de desconformidades em edifícios e propor medidas de melhoria. - O ponto 1 dos conteúdos programáticos permite aplicar tecnologias e procedimentos direcionados para a qualidade do ar interior e necessidades de ventilação; - O ponto 2 dos conteúdos programáticos permite aplicar tecnologias e procedimentos direcionados para as condições de conforto acústico; - O ponto 3 dos conteúdos programáticos permite aplicar tecnologias e procedimentos direcionados para as condições de conforto térmico. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologias de ensino: Expositiva, interrogativa e demonstrativa. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa realizados. Sistema de avaliação: A nota final (NF) é obtida pela seguinte fórmula: NF = 0,35 x A + 0,35 x B + 0,30 x C. Em que: A – 1º Teste de Avaliação; B – 2º Teste de Avaliação; C - Trabalho temático. - Os resultados de aprendizagem 1, 2, 3, 4.1 e 4.2 são avaliados pelas componentes A, B e C. - O resultado de aprendizagem 4.3 é avaliado pelas componentes B e C. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
- Os resultados de aprendizagem 1 e 2 são atingidos através da apresentação de soluções presentes em edifícios já projetados ou construídos; - O resultado de aprendizagem 3 é atingido pela execução de trabalhos práticos e de pesquisa; - O resultado de aprendizagem 4 é atingido através da exposição, interrogação e demonstração de várias técnicas sustentadas cientificamente e das regras da legislação em vigor. | |||
Bibliografia: | |||
R Harrison and R Hester (Editors) (2019). Indoor Air Pollution, Royal Society of Chemistry; 1ª ed., pp 239. ISBN-13: 978-1788015141. WHO IAQ pub.: - WHO handbook on indoor radon: a public health perspective. 2009. - WHO guidelines for IAQ: selected pollutants. 2010. - WHO guidelines for IAQ: dampness and mould. 2009. IPQ (2002); NP 1037-1 - Ventilação e evacuação dos produtos de combustão dos locais com aparelhos a gás. Parte 1: Edifícios de habitação. Ventilação natural; Portugal. Legislação-Acústica de Edifícios: -DL 96/2008, de 9 de Junho– Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios -DL 9/2007, de 17 de Janeiro– RGR com a Declaração de Retificação 18/2007, de 16 de Março e alterações constantes do DL 278/2007, de 1 de Agosto. Legislação – Térmica e QAI de Edifícios: Decreto-Lei n.º 101-D/2020 (e correspondentes Portarias e Despachos relacionados); -Lei 58/2013, de 20 de Agosto Patrício, Jorge (2018); Acústica nos edifícios; 7ª edição, Engebook; Portugal. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Miguel Ferreira (miguelf@ufp.edu.pt) Nelson Azevedo Barros (nelson@ufp.edu.pt) |