Unidade Curricular:Código:
Planeamento e Sistemas de Informação Geográfica145PSIG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Ter conhecimento dos princípios dos sistemas de informação geográfica, a sua relação com a geografia e a herança cartográfica e topográfica. Apresentação do programa ArcGis - Configuração do ambiente de trabalho e definição de sistemas de coordenadas. Criar e usar bases de dados relacionais com e sem recurso a software SIG. Analisar as implicações da qualidade e validade dos dados. Verificar a qualidade dos dados. Planeamento e estruturação de um projecto SIG. Desenvolvimento de modelos de bases de dados para SIG. Análise de dados geográficos e atributos associados. Os SIG como sistemas de apoio à decisão. Aplicações temáticas
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos Preliminares
2. Princípios de Informação Estruturada
3. Análise de Casos-Estudo
4. Desenvolvimento e Gestão de um Projeto SIG
5. Apresentação do Projeto
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma consolidar bases teóricas conceptuais e a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Sempre que seja adequado, serão analisados e interpretados projetos de modo a estimular o estudo prático orientado. O desenvolvimento das competências propostas decorrerá através de trabalhos ou exercícios realizados em sala de aula, análise e desenvolvimento de projetos em grupo e/ou individuais em sala de aula ou com base no estudo individual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
testes, trabalhos
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e desenvolvimento de um projeto (caso-estudo).
Classificação final = 50% testes individal + 20% relatórios individuais + 10% projeto final desenvolvido em grupo + 10% apresentação de um seminário +10% desempenho
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Conceitos Preliminares - Entender projeção, escala, e coordenadas num SIG; Princípios de Informação Estruturada e Análise de casos-estudo - Entender as aplicações das estruturas de dados vetorais e matriciais, representar a geografia e a natureza dos dados geográficos e compreender bases de dados relacionais; Desenvolvimento e Gestão de um Projecto SIG - Capturar, armazenar, analisar e apresentar resultados da análise em SIG
Bibliografia:
• van Maarseveen, Martin; Martinez, Javier; Flacke, Johannes. 2019. GIS in Sustainable Urban Planning and Management : A Global Perspective
• CRC Press, Leiden, pp. 364: ISBN-13: 9781315146638 /9781138505551 - https://www.topfreebooks.org/gis-in-sustainable-urban-planning-and-management-a-global-perspective/
• Smith MJ, Goodchild MF, Longley PA. 2018. Geospatial Analysis, 6th edition. John Wiley & Sons.
• GIS Commons [online]. An Introductory Textbook on Geographic Information Systems. https://giscommons.org/
• Kennedy, M. (2009). Introducing Gographic Information Systems with ArcGis, Wiley.
• MATOS J. 2008. Fundamentos de informação geográfica. 5ª ed., Lisboa. Lidel, 405 p. ISBN 978-972-757-514-5