Unidade Curricular: | Código: | ||
Projecto VI | 145PJ06 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 11 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 143 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Sob o tema "Do Projecto à Obra", os estudos a realizar nesta UC basear-se-ão numa investigação a efectuar a diferentes escalas sobre um tema único - EQUIPAMENTO - situando o programa da intervenção arquitectónica a realizar num contexto urbano real que permita evidenciar e relacionar os vários estímulos e condicionantes que caracterizam qualquer processo projectual. No final do semestre o aluno deverá ser capaz de produzir um diagnóstico das principais condicionantes e potencialidades relativas a uma determinada área urbana. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Do Conceito à Organização da forma: O Sítio; A Cidade; A Envolvente; O Lote O Contexto Social e Cultural Os agentes, as instituições e os seus papéis Intenções e Consequências Programa, sítio e intenções O pré-dimensionamento do programa Pesquisa funcional do programa Estudo de Tipologias Sustentabilidade, Inclusão e Resiliência Legislação e Regulamentos Projeto Articulação entre as componentes conceptuais/formais/linguísticos do projeto. Opções programáticas, funcionais e construtivas da proposta. Projeto, Linguagem e Construção Comunicação do Projeto: Caderno de Encargos e Medições Organização e composição de desenhos técnicos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O trabalho desenvolvido em Projecto VI encadeia-se na investigação iniciada no semestre anterior (Projecto V). O semestre é iniciado com uma investigação do local de intervenção do projecto, quer do seu ponto de vista físico quer do seu contexto social e cultural permitindo ao aluno informar a sua proposta bem como fundamentar teoricamente as opções adoptadas. Partindo de uma análise à escala do território até à escala do detalhe construtivo, o aluno percorre durante o processo do desenvolvimento do projecto todas as diferentes fases/escalas associadas a este tipo de intervenção, cruzando no caminho com uma selecção de aspectos teóricos, técnicos, compositivos e documentais considerados preponderantes à futura prática dos actos próprios da profissão. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As "aulas práticas laboratoriais", onde se efectuarão e criticarão individualmente os trabalhos, serão complementadas, em momentos oportunos, por sessões de debate/crítica colectiva para sua comparação e eventual redireccionamento. Paralelamente realizar-se-ão "aulas teóricas" onde a informação fornecida procurará garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido. Os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno serão sintetizados na exposição gráfica, escrita e oral do projecto bem como na apresentação/debate. O método de avaliação da unidade curricular baseia-se no modelo de avaliação contínua e compreende duas componentes: a componente prática e a componente teórica. A participação dos alunos nas horas de contacto de ensino é, por norma, obrigatória. No que concerne às horas de ensino presencial em sala de aula, a percentagem mínima de frequência está estipulado no Regulamento Pedagógico. Não existe nenhuma avaliação de recurso para a UC. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A componente prática desta unidade curricular é centrada fundamentalmente no processo de elaboração de um «projecto», devidamente informado/legitimado segundo uma perspectiva transdisciplinar do conhecimento. A avaliação do «projecto» é assim, a avaliação do «processo», pelo que a investigação/trabalho do aluno, dentro e fora da sala de aula é, como um todo, indissociável das competências adquiridas pelo aluno e, consequentemente, determinante da qualidade da sua prática profissional futura. Sublinham-se algumas premissas subjacentes às metodologias de ensino adoptadas: reforço do papel de orientação do docente no período de estudo e investigação individual efectuado fora das horas de contacto; os trabalhos práticos devem simular a complexidade de um processo arquitectónico corrente, operando sobre premissas programáticas e funcionais reais bem com sobre um “Lugar” concreto. O contacto directo com o local de intervenção bem como com a população local e os diferentes interlocutores sociais e políticos é uma prioridade a salvaguardar. Os resultados da investigação devem ser apresentados e discutidos com esses intervenientes no processo do desenvolvimento do projecto. A colaboração e troca de experiências sobre as temáticas abordadas nesta unidade curricular com alunos de outros cursos leccionados na Universidade (maioritariamente no mesmo edifício) são incentivadas e valorizadas. O processo de definição dos conteúdos teóricos desta unidade curricular, bem como as metodologias de ensino adoptadas, tiveram em consideração a sua aplicabilidade no exercício prático da profissão de arquitecto – conhecimento útil – bem como a sua relação/coerência com os restantes conteúdos programáticos previstos na “estória” do plano curricular do curso. Assim, esta metodologia de ensino adoptada, num contexto de turmas compactas e de grande proximidade docente/discente permite aos alunos uma aquisição continuada de conhecimentos e competências enquadráveis no âmbito dos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
[1] ARÍS, Carlos Martí (1993), “Las variaciones de la identidad. Ensayo sobre el tipo en arquitectura”, Barcelona, ed. Del Serbal Colégio de Arquitetos de Cataluña. [2] EATON, Ruth, (2002), “Ideal Cities”, London, ed. Thames and Hudson. [3] MONTANER, Josep Maria (1999). Arquitetura y crítica. Barcelona: Gustavo Gili. (BFP 72.035/.36/MON/96667) [4] MOURA, Vasco Croft de.(2001). Arquitectura e Humanismo : o papel do arquitecto, hoje, em Portugal. Lisboa : Terramar. Ref. UFP: BFP 72.01/MOU/14837 [5] MUNFORD, Lewis (1941) “The Story of utopias”, New York, ed. P.Smith, , (1ª ed. 1922) |