Unidade Curricular: | Código: | ||
Projecto III | 145PJ03 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 130 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Analisar as diferentes componentes do habitat na vertente da habitação multifamiliar como em propostas de edificação unifamiliar. - Produzir um diagnóstico das principais funções vitais dos edifícios de habitação; - Dominar as tipologias de habitação e maneja-las com destreza para desenvolver espaços equilibrados e bem articulados. - Saber fundamentar teoricamente as conclusões alcançadas; conseguir comunicar, com clareza, os resultados por via oral, escrita e gráfica. - Apresentar projetos que reflitam a investigação realizada, mas também os conhecimentos e competências acumuladas ao longo do semestre; distinguir a função programática, a inserção urbanística, e os elementos tipo-morfologicos presentes na arquitetura. - Domínio das diferentes fases do projeto; controlo dos aspetos formais/linguísticos das propostas arquitetónicas; interação do domínio plástico e material do projeto com as premissas teóricas investigadas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Programa, metodologia e recolha de informação. - Elementos conformadores: topografia, vias e percursos. - Programa e distribuição funcional. - Dimensão da área de intervenção e do espaço programático. - Relações tipo-morfológicas preexistentes e opções de continuidade/rutura. - Fundamentação teórica do projeto. 2. Configurações e significados: pesquisa espacial e modos de habitar - Modelos e referências: articulação de conceitos e discurso; - Relações de equilíbrio entre as formas propostas e preexistentes; - Tipologia Arquitetónica; 3. O Habitat - Espaço exterior e envolvente próxima; - Ideia conceptual: proposta formal; 4. Sistemas construtivos - Opções construtivas: sistemas estruturais 5. Atividades complementares Esboceto; Trabalho de Campo; Investigação de modelos paradigmáticos ou exemplares de arquitetura | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A disciplina pretende fornecer as competências para a realização de exercícios sobre situações projetuais específicas. Estes exercícios basear-se-ão numa investigação sobre um tema único: a habitação; as simulações de intervenção arquitetónica serão situadas em contextos abstratos ou urbanos, de modo a evidenciar os vários estímulos e condicionantes que caracterizam o processo arquitetónico. Neste contexto elaborar-se-ão propostas que vão desde a transformação de objetos arquitetónicos pré-existentes até à proposta de novas formas e novas edificações de habitação, onde será analisada e formalizada a interdependência entre o homem, o espaço, a função programática, a inserção urbanística, e os elementos tipo-morfológicos presentes na arquitetura contemporânea. O percurso processual é contínuo, iniciando-se em questões de programa e metodologia (1), evoluindo para as configurações arquitetónicas (2), refletindo sobre o modo de habitar (3), culminando na(s) forma(s) de construir (4). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No âmbito das aulas teórico-práticas serão realizadas técnicas expositivas, descritivas e demonstrativas; No âmbito das aulas práticas laboratoriais de projeto, será realizado um acompanhamento individual e coletivo dos alunos, onde se discutirão os trabalhos; no âmbito das sessões de debate/crítica coletiva, serão utilizadas metodologias expositivas, integradas com elementos de exposição gráfica, escrita e oral do projeto. Para obter aprovação, o aluno terá de cumprir os ECTS de contacto previstos para a disciplina. O aluno deverá de assegurar a assiduidade, sendo importante as horas definidas como teórico-práticas. O ritmo com que os alunos atingirão os objetivos cumulativos propostos serão verificados através de um processo de avaliação contínua, pela intervenção nos tempos letivos, e verificada na prossecução de um trabalho de síntese global. A nota resultará da classificação dos trabalhos teóricos e práticos (informada pelas avaliações a ele referentes). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo a aplicarem conhecimentos na distinção e compreensão de noções como: - Os elementos constituintes dos edifícios de habitação; as funções vitais dos edifícios; as tipologias e os modelos de referência. Assim, numa primeira etapa, sustentados num espírito de trabalho de grupo e individual, os alunos desenvolvem através do desenho e do processo arquitetónico, práticas construtivas, configurando-se como agentes capazes de comunicar informação, ideias e problemas ao enquadrar exemplos edificados pelas suas características arquitetónicas. Numa segunda etapa, procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para a emissão de juízos e perspetivar a análise histórica e arquitetónica como opinião objetivamente fundamentada e identificar grandes períodos uniformes da prática arquitetónica no tempo. Numa terceira etapa este processo é acompanhado da simulação do desempenho de papéis diferenciados, entre docente e discente, relativamente às posições de autor, promotor, construtor e cliente, estabelecendo metas e etapas que obrigam à experiência das diferentes fases do projeto, bem como ao controlo dos aspetos formais das propostas arquitetónicas de acordo com os princípios programáticos propostos. Numa quarta etapa os discentes devem preparar e apresentar os trabalhos de conceção, fundamentando a investigação realizada, mas também os conhecimentos e competências acumuladas ao longo do semestre. Nesta última fase é essencial a capacidade de apresentar diferenciadamente os elementos fundamentais que constituem a matriz do projeto, nomeadamente: a função programática, a inserção urbanística, e os elementos de morfologia urbana presentes no objeto arquitetónico proposto. | |||
Bibliografia: | |||
Livros e Monografias: [1] CULLEN, Gordon, Paisagem Urbana, Lisboa : Edições 70, 1993. - 201 p.; ISBN 972-44-0530-3; ref. UFP:BM 711/CUL/1170. [2] QUARONI, Ludovico, Proyectar un Edifício: Ocho lecciones de Arquitectura, Xarait, Madrid, 1980. [3]CHING, Francis D. K., Arquitetura : forma, espaço e ordem, São Paulo : Martins Fontes, 1998. - 399 p.; ISBN 85-336-0874-8; ref.UFP: BFP 72.01/CHI/54. [4]NEUFERT, Ernst, Arte de projetar em Arquitetura, São Paulo : Gustavo Gili, 1998. - 432 p.; ISBN 84-252-1691-5; ref.UFP: BFP 72.012/NEU/55. [5] BENEVOLO, Leonardo, Historia de la arquitectura moderna, Barcelona : Gustavo Gili, 1987. - 1145 p.; ISBN 84-252-0797-5; ref. UFP: BFP 71:72/BEN/88 [6] NORBERG-SCHULZ, Christian, Existencia, Espacio y Arquitectura, Ed. Blume, Barcelona, 1975. Legislação: [7]RGEU, Regulamento Geral das Edificações Urbanas. [8]DECRETO-LEI nº 163/06 - Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada |