Unidade Curricular: | Código: | ||
Projecto I | 145PJ01 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 11 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 143 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina de Projeto I, enquadra-se nas orientações programáticas das unidades curriculares da área científica de Projeto e cuja especificidade decorre do seu carácter introdutório/iniciático nas questões do projeto e do espaço arquitetónico, tendo por objetivos: - Dominar um conjunto alargado de instrumentos e ferramentas de projetação; - Organizar o processo individual de projeto; - Identificar as diferentes componentes do espaço; - Utilizar os elementos primordiais de composição arquitetónica; - Comunicar o projeto de forma verbal, escrita e gráfica; - Enquadrar e fundamentar teoricamente o projeto. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O conteúdo programático visa introduzir o aluno nas matérias do projeto arquitetónico despertando para a necessidade duma racionalização que confira consistência entre ideia e proposta, fundada na lógica e rigor e na persecução dos objetivos enunciados. Metodologias e técnicas de representação: Materiais e suportes de desenho; Sistemas gráficos de representação; Linha, volume e forma; Desenho de observação; Registo gráfico manual Técnicas de representação; Comunicação visual. Espaço arquitetónico: O homem contemporâneo e a organização do seu espaço; Estrutura e composição – cheios/vazios, dinâmico/estático, tensão/equilíbrio e unidade; Espaço interno e espaço externo. O homem como escala: O corpo humano e a sua relação com o espaço; A medida e relações métricas; Módulor; Ergonomia. Do desenho ao processo criativo: O desenho como instrumento de projeto; Modelos tridimensionais como instrumento de projeto; A forma – dimensão funcional e conceptual; (cont.) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A coerência está fundada na matriz organizativa do conjunto dos exercícios/trabalhos práticos (EP) e teóricos (ET) que transferem para o aluno as matérias do programa por via da sua manipulação em sede dos acima referidos. TP 1_O ABRIGO TP 2_REPORTAGEM TP 3_O HABITÁCULO TT 1_ANÁLISE CRÍTICA DE OBRA LITERÁRIA TT 2 _PORTFÓLIO | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Com o conjunto dos exercícios e o acompanhamento individual da sua execução, em sala de aula, exercita/estimula-se: A partilha e crítica dentro do coletivo turma Desbloquear do instrumental de representação gráfica e comunicação; O recurso ao desenho no processo de construção do projeto; A utilização do processo como um mecanismo de aferição permanente; A leitura e integração do contexto no projeto; O rigor discursivo da representação e conceção do espaço; A procura/investigação de referências. Nas aulas teórico-práticas são realizadas técnicas expositivas, descritivas e demonstrativas. Nas aulas práticas laboratoriais de projeto, é realizado um acompanhamento individual e coletivo dos alunos, onde são discutidos os trabalhos. O ritmo com que os alunos atingem os objetivos cumulativos propostos é verificado através de um processo de avaliação contínua. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As capacidades cognitivas e motivacionais são fatores determinantes na realização e alcance dos objetivos curriculares assim como os processos metacognitivos que coordenam as capacidades cognitivas, pelo que um dos princípios basilares da disciplina de Projeto I é o de que o processo fundado na autocrítica e na prática é o meio através do qual se chega ao projeto. Isto significa que os exercícios de Projeto I são dispositivos que possibilitam ao aluno a construção do seu processo individual e autonomização crítica. A disciplina de Projeto I está fundada em grande medida na aplicação dos diversos modos de representação gráfica e promove a sua continuidade experimental, em paralelo com o aprofundamento de sistemas de conhecimento formais e pessoais que permitam a sustentação analítica, critica e teórica dentro do discurso do entendimento do projeto arquitetónico. A utilização do desenho como instrumento de desenvolvimento do processo criativo e de pesquisa ao serviço dos mecanismos intelectuais de construção de uma ideia e de um projeto é fundamental na formação do aluno, deste modo privilegiar-se-á o desenho como um dos instrumentos indispensáveis para a construção do projeto. O cumprimento de quadro de referência para os objetivos de aprendizagem é possível por via da prática pedagógica assente no acompanhamento permanente e continuado do processo individual de cada aluno e na sua orientação fundada no rigor e exigência relativamente à metodologia enunciada no ponto anterior. Desta forma é possível o aluno identificar/reconhecer as suas debilidades e potencialidades e consequentemente construir, sobe a orientação do docente, mecanismos que lhe permitam evoluir. | |||
Bibliografia: | |||
[01] RASMUSSEN, Steen Eiler, “Viver a Arquitectura”, Caleidescópio, 2007 [05] MUNARI, Bruno, "Das coisas nascem coisas", Edições 70, Lisboa, 1981 [BFP 7.05/MUN/934] [06] WERMER ; Vogel, Gunther Mueller, "Atlas de Arquitectura 1 e 2" , Alianza editorial, Madrid, 1996 [BFP 72.03(084.4) MUL] [07] CARNEIRO, Alberto; TÁVORA, Fernando; MORENO, Joaquim ; [org.] ""Desenho Projecto de Desenho" Instituto de Arte Contemporânea, D.L. 2002 [BFP 72.02 CAR] [08] " SIZA, Álvaro ; pref. Vittorio Gregotti. " Imaginar a evidência" - Lisboa : Edições 70, 2000 [BFP BFP 72.036/SIZ/578 ] [09] CULLEN, Gorden, “Paisagem Urbana”, Edições 70, Lisboa, 1971 [BM 711/CUL/1170] [10] CHING, Francis D.K., “Representação gráfica para desenho e projecto”, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2001 [BFP 72.02/CHI/15668] |