Unidade Curricular:Código:
Projecto de Especialidades145PESP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem por objetivos:
- Permitir aos estudantes desenvolver uma eficaz sinergia entre a arquitetura e as especialidades de engenharia;
- Coordenar o projeto de modo a que no final este seja um todo e não a soma de vários projetos realizados individualmente;
- Interpretar e analisar o projeto de arquitetura e cada projeto de especialidade de engenharia;
- Implementar através de prática simulada o ambiente de um gabinete de projetos em que se executam os projetos de especialidades de engenharia e o projeto de arquitetura;
Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Interpretar projetos de arquitetura e de especialidades de engenharia de edifícios;
2. Analisar projetos de arquitetura e de especialidades de engenharia de edifícios;
3. Projetar arquitetura e especialidades de engenharia de edifícios;
4. Coordenar os projetos de arquitetura e de especialidades de engenharia entre si.
Conteúdos Programáticos:
1 O Papel das Especialidades no Projeto Global
1.1 Tipos de projetos
1.2 Conteúdo de projetos
1.3 Requisitos legais
1.4 A sinergia das várias especialidades com o projeto de arquitetura.
2 A Coordenação da equipa projetista e aspetos de articulação
2.1 Principais aspetos de articulação entre os vários projetos
2.2 Pormenorização da Arquitetura como auxílio ao desenvolvimento das Especialidades de Engenharia
3 Elementos necessários para execução de projetos
3.1 Levantamento topográfico e regras urbanísticas
3.2 Estudos geotécnicos
3.3 Caracterização técnica das Infraestruturas Públicas
3.4 Caracterização Climática
3.5 Mapas de Ruído
4 Interpretação, análise e execução de projetos das especialidades de:
4.1 Estabilidade
4.2.Segurança contra Incêndio
4.3 Ventilação Natural
4.4 Rede predial de Abastecimento de águas
4.5 Rede de águas Residuais
4.6 Rede de águas Pluviais
4.7 Comportamento Acústico
4.8 Comportamento Térmico
4.9 Gás.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
- Os pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos permitem aos estudantes desenvolver uma eficaz sinergia entre a arquitetura e as especialidades de engenharia;
- O ponto 2 dos conteúdos programáticos permite coordenar o projeto de modo a que no final este seja um todo e não a soma de vários projetos realizados individualmente;
- O ponto 4 dos conteúdos programáticos permite interpretar e analisar o projeto de arquitetura e cada projeto de especialidade de engenharia;
- O ponto 3 e 4 dos conteúdos programáticos permitem implementar através de prática simulada o ambiente de um gabinete de projetos em que se executam os projetos de especialidades de engenharia e o projeto de arquitetura.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias de ensino: Simulação do funcionamento de um gabinete de projetos; apresentação e explicação de projetos já realizados, desenvolvimento de projetos de edifícios; produção de toda a documentação necessária incluir no projeto de um edifício, visitas de estudo.
Sistema de avaliação: A nota final (NF) é obtida pela seguinte fórmula:
NF = 0,10 x A + 0,2 x B + 0,10 x C + 0,2 x D + 0,25 x E + 0,15 x F
Em que: A - Desempenho do aluno; B - Qualidade da/s memória/s descritiva/s e justificativa/s de que cada um é responsável; C - Qualidade e coordenação dos projetos no respeitante às entregas intercalares; D - Qualidade e coordenação dos projetos no respeitante à entrega final; E - Defesa dos projetos através de prova oral; F - Prova escrita.
- Os resultados de aprendizagem 1 e 2 são avaliados pelas componentes A, E e F;
- O resultado de aprendizagem 3 é avaliado pelas componentes B, C, D e E;
- O resultado de aprendizagem 4 é avaliado pelas componentes C, D, E e F.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
- Os resultados de aprendizagem 1 e 2 são atingidos através da apresentação e explicação de projetos já realizados; - O resultado de aprendizagem 3 é atingido pela simulação do funcionamento de um gabinete de projetos, pelo desenvolvimento de projetos de edifícios e pela produção de toda a documentação necessária incluir no projeto de um edifício. - O resultado de aprendizagem 4 é atingido pela simulação do funcionamento de um gabinete de projetos e pela visita de estudo.
Bibliografia:
Eastman,Chuck; Teicholz,Paul; Sacks,Rafael e Liston,Kathleen (2014); Manual de BIM; Editora Bookman.
Santo, Fernando (2002). Edifícios - Visão integrada de Projectos e Obras. Lisboa, Ingenium Edições, Lda.
Melhado, Sílvio (2005). Coordenação de projetos de edificações. Brasil. Nome da Rosa Edições.
Appleton, Júlio (2013); Estruturas de Betão; Editora ORION.
Patrício, Jorge (2018); Acústica nos edifícios; 7ª edição, Engebook; Portugal.