Unidade Curricular: | Código: | ||
Métodos e Técnicas de Comunicação | 145MTC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão sobre as fases e características específicas da metodologia científica. Aplicação dos conhecimentos e compreensão na elaboração de um trabalho científico. Capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, de forma a produzir um trabalho científico. Competência para comunicar de forma escrita / oral de modo estruturado, organizado e abrangente a vários a públicos. Competências de autoaprendizagem, especificamente na recolha e tratamento da informação. A componente prática de MTC treina os alunos para a utilização de ferramentas de produtividade pessoal, e fornece um conjunto alargado de conceitos e técnicas que permitirão ao aluno adquirir competências específicas para explorar as potencialidades das ferramentas colaborativas, utilização eficiente da interactividade e a integração no âmbito das diversas aplicações informáticas abordadas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
COMPENENTE TEÓRICA E TEÓRICO-PRÁTICA: 1. Metodologia do trabalho científico 1.1 Leitura, recolha e tratamento de informação. 1.2 A pesquisa bibliográfica e normas de referenciação. 1.3 Características gerais do discurso científico. 1.4 Estruturação de um trabalho científico: escrito e oral. 2. A produção textual: 2.1 Tipologias textuais necessárias à especificidade do curso. 2.2 Regras e questões de expressão escrita 2.3 Técnicas de resumo e expansão de ideias. Prática 1.Utilização dos Recursos Bibliográficos Electrónicos 2. Introdução às bases de dados científicas para pesquisa bibliográfica 3. Ferramentas colaborativas: cloud 4. Noções legais e outros temas relevantes 5. Word 6. PowerPoint 7. Excel | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, visto que visam as duas áreas principais: a metodologia do trabalho científico e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais, necessárias e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, tendo em conta que os principais tópicos incluídos no programa incluem, para além de ferramentas colaborativas, as conhecidas aplicações essenciais: Microsoft Word, PowerPoint e Excel. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas da componente teórica e teórica-prática assentam na exposição dos principais conteúdos e na sua aplicação por via de pequenos exercícios; é dado relevo à leitura e análise de textos e à produção textual em sala de aula. Os alunos são avaliados através de uma prova escrita e de um trabalho escrito, com apresentação em sala de aula (simulação de um 'conference paper'): 1 teste escrito: 50% 1 trabalho: 50% Nas aulas da componente prática recorre-se a uma metodologia eminentemente prática, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a percepção dos princípios fundamentais da disciplina, das aplicações e das tecnologias que as suportam e dos métodos e das ferramentas necessárias ao seu desenvolvimento. A avaliação será efectuada ao longo do semestre através da realização de uma prova escrita e da participação nos exercícios das aulas. PONDERAÇÃO GERAL DA UC - AVALIAÇÃO: COMPONENTE TEÓRICA+TEÓRICO PRÁTICA: 50% COMPONENTE PRÁTICA: 50% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular transversal e de natureza prática, as metodologias de ensino referidas são coerentes com os objectivos da disciplina. O objectivo é que os alunos adquiram as competências genéricas desta unidade curricular, as quais abarcam conhecimentos que integram a comunicação e a informática. As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação, no conhecimento, no aprofundamento e no aperfeiçoamento de diversas ferramentas relacionadas diretamente com a disciplina de Informática, abrangendo temas ou conteúdos pertinentes e necessários nesta área científica. | |||
Bibliografia: | |||
Cunha, C. e Cintra, L. F. L. (2015). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa, Edições Figueirinhas. Freixo, J. V,(2018) (5ªed.) Metodologia Científica: Fundamentos, métodos e técnicas.Instituto Piaget. Gonçalves et al. (2021) Manual de Investigação Qualitativa. Pactor. Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (2018) Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva. Universidade Fernando Pessoa. Manual de elaboração de trabalhos científicos. [Em linha]. Disponível em http://www.ufp.pt/ Parte Prática Grant, A.E. and Meadows, J.H. eds., 2020. Communication technology update and fundamentals. Routledge. |