Unidade Curricular: | Código: | ||
Inglês | 145ING | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Intermediate (B2), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR Competências genéricas: Comunicar, compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais. Utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Adotar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação e as suas gramáticas específicas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Viagens 1.1. Viagens e cultura 1.2. Socializar 2. Conceitos espaciais e numéricos 2.1. Medidas, números e dimensões 3. Arquitetura 3.1. Arquitetura e edifícios 3.1.1 Casas e partes da casa 3.2. Arquitetura e meio ambiente 4. Projecto | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adotar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da arquitetura. É objetivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projeto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação contínua OU exame. Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por dois testes escritos e por duas apresentações orais. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante. AVALIAÇÃO CONTÍNUA: • 2 TESTES: - 1.º teste: reading comprehension + use of English (grammar and vocabulary). - 2.º teste: Writing, use of English, Listening. • Participação e trabalhos em aula • ORAL PRESENTATION: maio 2023 | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adotada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolvendo deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efetuada em língua inglesa. | |||
Bibliografia: | |||
Hollet, V. and Sydes, J. “Tech Talk intermediate” Oxford Eastwood, J. (2020). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press. Glendinning, E.H. Technology (Oxford English for Careers), Oxford University Press Glendinning, E.H. Technology 2 (Oxford English for Careers), Oxford University Press Redman, S.. English Vocabulary in Use: pre-intermediate and intermediate. Cambridge: CUP. McCarthy, M.; O'Dell, F.. English Vocabulary in Use: upper-intermediate. Cambridge: CUP. |