Unidade Curricular: | Código: | ||
História da Arte | 145HART | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Fundamentar a ideia de que a arte é histórica e o seu significado variável conforme as épocas e as culturas; 2. Incentivar a curiosidade e o contacto com a arte através de visitas e leituras sobre a arte; 3. Tomar contacto com a linguagem própria da arte em cada época; 4. Perceber a importância da teoria como base das boas práticas da arquitectura. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Um percurso através da história da arte ocidental, acompanhado pelo contacto pessoal e directo com determinadas obras e com o pensamento sobre a arte e a cultura em geral produzido através dos tempos. Guiados pelos períodos identificados pelos historiadores da arte ao longo do tempo, procurar-se-á entender esses períodos, estilos e características com o movimento social e cultural, de modo a entender que a história da arte não pode ser entendida fora do berço temporal e espacial que lhe dá origem. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Uma aprendizagem da história da arte puramente teórica é insuficiente, do mesmo modo que uma aprendizagem apenas pelo contacto com as obras de arte, sem um suporte crítico, seria igualmente deficiente. Pretende-se que os alunos tenham noção dos momentos importantes da história da arte, e respectivo enquadramento social e cultural, mas tenham contacto directo com as grandes obras, das diversas artes. A organização do plano desta disciplina procura contemplar este dois aspectos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O método de ensino compreende-se entre a exposição do professor, a investigação dos alunos (que apresentarão em aula, sujeito a avaliação, o resultado dessa investigação) e o contacto com algumas formas de manifestação artística (e apresentação escrito dum breve relatório desse contacto, também elegível para a avaliação). Um teste único pretende avaliar o modo como cada aluno é capaz de pensar a história da arte nas suas várias etapas e características. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Se os objectivos de ensino desta disciplina passam pela assimilação das ideias mais importantes de cada período da história da arte, e do despertar do interesse pela arte em geral, a metodologia escolhida, que visa a responsabilização e trabalho pessoal de compromisso dos alunos com a disciplina, realiza satisfatoriamente essa coerência. | |||
Bibliografia: | |||
JANSON, H. W.: História da Arte [1962] Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992; LIPOVETSKY, G. e SERROY, J.: O capitalismo estético na era da globalização [2013], Lisboa, Edições 70, 2014, pp. 43-148. BATAILLE, G.: O nascimento da arte, Lisboa, Sistema Solar, 2015. LE GOFF, J.: O nascimento do Purgatório [1981], Lisboa, Editorial Estampa, 1993, pp. 15-28; SILVA, A.: Vida de Miguel Ângelo [1942] Lisboa, Ulmeiro, 1989. D’ORS, E.: Lo barroco [1935] Madrid, Tecnos, 2002. VARGAS LLOSA, M.: O paraíso na outra esquina, Lisboa, D. Quixote, 2003. VAN GOGH V.: Lettres à son frère Théo, Paris, Gallimard, 1956. DUCHAMP, M.: Engenheiro do tempo perdido [1966] Lisboa, Assírio e Alvim, 1990. FRANCE, M.: As dez invenções de Picasso, Lisboa, Bizâncio, 2017. JIMENEZ, M.: A querela da arte contemporânea [2005] Lisboa, Orfeu Negro, 2021. SPAWFORTH, T.: Uma nova história do mundo clássico [2018] Lisboa, Alma dos Livros, 2021. |