Unidade Curricular: | Código: | ||
História da Arquitectura Portuguesa | 145HAP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão ser capazes de: -perspetivar a análise histórica e arquitetónica como opinião objetivamente fundamentada; -sintetizar algumas variantes e invariantes do processo histórico da arquitetura em Portugal; -identificar grandes períodos uniformes da prática arquitetónica no tempo; -distinguir e compreender noções como, espírito, estilo, práticas construtivas e de desenho, e agentes, integrando-os nesses mesmos períodos; -enquadrar historicamente, justificando-o, exemplos edificados pelas suas características arquitetónicas legíveis. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução 1.1. problematização e sistematização no estudo da história da arquitetura; 1.2. opções programáticas e expositivas da cadeira; 2. da Fundação ao fim do medievo 2.1. do romano ao Românico 2.1.1. pré-românico 2.1.2. Românico 2.2. O ciclo do Gótico 2.2.1. de Cister e ordens militares ao mendicante 2.2.2. a Batalha e o tardo-gótico 2.2.3. a arquitetura do período manuelino 3. a matriz linguística clássica 3.1. 1º paradigma classicista português 3.1.1. Renascimento 3.1.2. Maneirismo 3.1.3. “Arquitetura Chã” 3.1.4. a arquitetura da Restauração 3.2. 2º paradigma classicista português 3.2.1. Barroco: de João Antunes a D. João V 3.2.2. Barroco do Norte e vibração Rócócó 3.2.3. Pombalismo e Neoclassicismo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa - da diversidade de perspetivas metodológicas de análise à sua aplicação aos diferentes períodos - habilitam o aluno ser capaz de emitir juízos e contextualizar a análise histórica da arquitetura e de identificar grandes períodos uniformes da prática arquitetónica no tempo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade será alvo de metodologias expositiva, descritiva e demonstrativa em aulas teóricas e teórico-práticas, de modo a apresentar e discutir conhecimentos que facilitem uma perceção global do quadro interpretativo da história da arquitetura portuguesa pré-moderna, e desenvolver uma aproximação crítica à mesma. Para obter aprovação a esta cadeira o aluno terá de cumprir os ECTS de contacto previstos. Para o garantir, terá de assegurar a assiduidade, particularmente nas aulas definidas como teórico-práticas, que correspondem a momentos de avaliação e acompanhamento do trabalho. O ritmo e qualidade com que os alunos atingirão os objetivos cumulativos propostos serão verificados através de um processo de avaliação contínua, pela presença e intervenção letiva, e verificada na prossecução de um paper. A nota apurada resulta da classificação do trabalho, informada por quatro avaliações: dois pontos de situação, o paper e sua apresentação final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas procuram adequar a prática de transmissão de conhecimentos (contextual, crítica e marcada pela análise de exemplos específicos) e as formas de avaliação (quer o manuseamento de conteúdos formais, quer pela aplicação individual a casos práticos, e sua exposição escrita e oral, no trabalho teórico-prático), aos objetivos de desenvolvimento de consciência analítica e crítica, assim como de competências de aprendizagem autónoma no campo da história da arquitetura. | |||
Bibliografia: | |||
[1] AAVV. (1986). História da Arte em Portugal. Lisboa: Alfa. [2] ALMEIDA, C. A. F. (2001). História da Arte em Portugal - O Românico. Lisboa: Presença. [3] ALMEIDA, C. A. F., BARROCA, M. J. (2002). História da Arte em Portugal - O Gótico. Lisboa: Presença. [4] CORREIA, J. E. H. (1991). Arquitectura Portuguesa - Renascimento. Maneirismo, Estilo Chão. Lisboa: Presença. [5] FRANÇA, J. A. (2004). História da Arte em Portugal – o Pombalismo e o Romantismo. Lisboa: Presença. [6] MATTOSO, J. (1993). História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores. [7] NORBERG-SCHULZ, C. (1988). La signification dans l'Architecture Occidentale. Bruxelas: Pierre Mardaga. [8] SERRÃO, V. (2003). História da Arte em Portugal - O Barroco. Lisboa: Presença. [9] PEREIRA, P. (2011). Arte Portuguesa - história essencial. Lisboa: Círculo de Leitores. [10] PEREIRA, P. (1995). História da Arte Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores. |