Unidade Curricular: | Código: | ||
História da Arquitectura Contemporânea | 145HAC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão ser capazes de: -perspetivar a análise histórica e arquitetónica como opinião objetivamente fundamentada; -identificar as ligações entre circunstâncias, agentes, princípios teóricos e realizações; -distinguir as relações dialéticas entre movimentos nacionais e internacionais; -enquadrar historicamente, justificando-o, exemplos edificados pelas suas características arquitetónicas legíveis. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.Introdução 1.1.opções programáticas 2.Movimento Moderno 2.1.Arquitetura Moderna: conceito e sua historicidade 2.2.nó concetual na raiz do movimento 2.3.Movimento Moderno I 2.3.1.Bauhaus/Corbusier 2.3.2.Estilo Internacional 2.4.Crítica conservadora 2.5.Movimento Moderno II 2.5.1.Brutalismo 2.5.2.Expressionismo Estrutural 2.5.3."1.º minimalismo americano" 3.Alternativas ao Movimento Moderno 3.1.percurso exterior: Frank Lloyd Wright 3.2.caminhos exógenos 3.2.1.Alvar Aalto 3.2.2.Louis Khan 3.2.3.Team X e movimentos radicais 3.3.percurso exterior: Carlo Scarpa 4.Post-Modernismo 4.1.Post-Modernismo Pop 4.2.Post-Modernismo Racionalista 4.3.Post-Modernismo Revivalista 5.Trabalho sobre o Moderno e contemporaneidade 5.1.Neo-Modernismo/Desconstrutivismo 5.2.Minimalismo/High-Tech 5.3.Contemporaneidade 6.A situação portuguesa 6.1.do "1.º modernismo" ao “Português Suave” 6.2.modernidade panfletária e sua revisão crítica 6.3.SAAL,Post-Modernismo 6.4.Contemporaneidade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa - como a discussão sobre o conceito de modernidade em arquitetura e a sua intrínseca historicidade, verificada no desenvolvimento de movimentos e a sua sucessão, de acordo com os contextos históricos - habilitam o aluno ser capaz de emitir juízos e perspetivar a análise histórica da arquitetura moderna da mesma forma que em qualquer outro período, e formar uma ideia das origens da situação atual, quer internacional quer nacionalmente. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade será alvo de metodologias expositiva, descritiva e demonstrativa em aulas teóricas e teórico-práticas, de modo a apresentar e discutir alguns conhecimentos que facilitem uma perceção global do quadro interpretativo da história da arquitetura moderna, e desenvolver uma aproximação crítica à mesma. Para obter aprovação a esta cadeira o aluno terá de cumprir os ECTS de contacto previstos. Para o garantir, o aluno terá de assegurar a assiduidade, particularmente nas aulas definidas como teórico-práticas, que correspondem a momentos de avaliação e de acompanhamento do trabalho. O ritmo e qualidade com que os alunos atingirão os objetivos cumulativos propostos serão verificados através de um processo de avaliação contínua, pela presença e intervenção letiva, e verificada na prossecução de um paper e numa prova escrita. A nota apurada resulta da classificação do trabalho (informada por quatro avaliações: dois pontos de situação, o paper e sua apresentação final) e prova escrita. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas procuram adequar a prática de transmissão de conhecimentos (contextual, crítica e marcada pela análise de exemplos específicos) e as formas de avaliação (quer o manuseamento de conteúdos formais, pelo teste escrito - mesmo assim privilegiando a conceptualização sobre a informação factual - quer pela aplicação individual a casos práticos, e sua exposição escrita e oral, no trabalho teórico-prático), aos objetivos de desenvolvimento de consciência analítica e crítica, assim como de competências de aprendizagem autónoma no campo da História da Arquitetura. | |||
Bibliografia: | |||
[1] ALMEIDA, P. V. (2002). Arquitectura no Estado Novo – uma leitura crítica. Lisboa: Livros Horizonte. [2] CURTIS, W. J. R. (1982). Modern Architecture since 1900. Oxford: Phaidon Press. [3] FERNANDES, J. M. (2003). Português Suave: arquitecturas do Estado Novo. Lisboa: Ministério da Cultura e IPPA. [4] FERNANDEZ, S. (1988). Percurso - arquitectura portuguesa, 1930-74. Porto: FAUP. [5] FRAMPTON, K. (1993). História crítica de la arquitectura moderna. Barcelona: Gustavo Gili. [6] GÖSSEL, P.; LEUTHÄUSER, G. (1996). Arquitectura no Séc. XX. Colónia: Taschen. [7] JENCKS, C. (1989). Arquitectura Internacional: últimas tendências. Barcelona: Gustavo Gili. [8] KLOTZ, H. (1988). The history of postmodern architecture. Cambridge: MIT Press. [9] PORTAS, N.; MENDES, M. (1991). Portogallo: Architettura, gli ultimi vent’anni. Milão: Electa. |