Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão de Projectos e Empreendimentos | 145GPE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta disciplina visa transmitir aos alunos as noções elementares sobre a gestão de projetos e empreendimentos, bem como as ferramentas associadas a essa gestão. Pretende-se abordar questões práticas relacionadas com a gestão que possibilitem uma melhor aproximação dos jovens engenheiros e arquitetos às práticas da construção civil, integrando conhecimentos de outras disciplinas. Os alunos deverão ser capazes organizar e gerir uma equipa de projeto; coordenar a gestão de projeto e de empreendimentos nas suas diferentes fases; proceder ao adequado planeamento e controlo das equipas de projeto e do processo de implementação de um empreendimento. A disciplina encontra-se dividida em 2 módulos: 1º módulo - Gestão de uma obra de construção; 2º módulo - Gestão de um empreendimento desde a aquisição de um terreno até ao fim do ciclo de vida do edifício. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª parte: Intervenientes na obra e instrumentos. Terminologia e definições. Competências dos intervenientes. Responsabilidades dos intervenientes. Coordenação Projeto/Obra. Análise de projeto. Processo de concurso. Medições: Objetivos, Princípios e Regras gerais. Medição das especialidades. Custos e orçamentos. Estrutura de custos. Preços de venda. Planeamento de obras. Dados base. Técnicas de planeamento. Planificação de recursos. 2ªparte: Introdução à gestão de projetos; Conceito de projeto e a sua gestão; Funções do gestor de projeto; Análise e gestão do risco; Gestão de projeto e estrutura organizacional; Organização da equipa de projeto; Liderança em gestão de projetos. Fases de um projeto/ empreendimento; Fase da análise de viabilidade; Fase da Estratégia; Fase da Pré-Construção; Fase da Construção; Fase da receção e ocupação. Gestão eficiente de empreendimentos reabilitados. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados destinam-se a desenvolver competências e capacidade de aplicação de ferramentas que permitam ao aluno uma adequada integração em equipas de gestão de projeto, compreendendo as diferentes tarefas que o esperam durante o ciclo de vida de um projeto, de modo a desenvolver estratégias e abordagens ao problema de gestão de diferentes projetos na área da engenharia civil e da arquitetura. Para atingir estes objetivos são desenvolvidos os conceitos e as variáveis em gestão de projetos, o conjunto das funções do gestor de projeto e sua integração na estrutura organizacional. Também são identificadas as diferentes competências expectáveis para as diferentes fases de um projeto, desde a análise de viabilidade, a estratégia, a pré-construção, a construção e a receção e ocupação. Recorre-se ainda à ferramenta informática aplicada na gestão de projetos na afetação e planeamento de recursos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular é lecionada com aulas teórico-práticas de exposição sobre os diferentes conteúdos programáticos apresentando diferentes ferramentas de trabalho, métodos de cálculo e técnicas de controlo, procedendo à sua aplicação em exercícios de simulação de problemas de gestão de projeto. O aluno será capaz de desenvolver tarefas em matéria de gestão de projeto e organização e coordenação de equipas de trabalho adequadas. As ferramentas informáticas são também usadas nomeadamente para o desenvolvimento de um trabalho prático de planeamento e controlo relativo a uma situação real. Avaliação: Dois testes escritos que constituem 80% da avaliação final da disciplina. Desempenho do aluno (assiduidade, desempenho técnico, participação ativa nas aulas e interesse global demonstrado pela matéria e resolução em aula de exercícios nelas desenvolvidos) que constitui 20% da avaliação final da disciplina. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas são coerentes com os objetivos estabelecidos para o curso por causa do apoio ao estudo do desenvolvimento orientado, buscando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada aos problemas reais que permitem que o aluno a desenvolver a sua atividade como um arquiteto dominando chave um problemas associados à gestão de construção, integrando o conhecimento das matérias ensinadas anteriormente e resolver problemas práticos de gestão e coordenação de equipes de projeto, usando diferentes instrumentos e técnicas de controlo de planeamento. | |||
Bibliografia: | |||
1ª parte 1. Antunes, J., 2002, A fiscalização de empreendimentos e os novos desafios, in MPGFO, NPF. 2. Fonseca, M. Santos, Curso de regras de medição na construção, LNEC, Lisboa, principal. 3. Faria, J. Amorim, Custos e Orçamentos, Cálculo de Preços de Venda, FEUP, principal. 4. Forte, C., Sousa, J.M., Sousa, J.B., 2002, A importância da orçamentação das obras e a minimização do risco associado, in MPGFO, NPF. Legislação: 1. Dec-Lei 18/2008, Código dos contratos públicos. 2ª parte 1. Rodrigues, J.C., 2003, Gestão de Empreendimentos – A Componente de Gestão da Engenharia, Edição IDTec, Coimbra. 2. Roldão, V.S., 2000, Gestão de projectos – Uma perspectiva integrada, Edição Monitor, Lisboa |