Unidade Curricular: | Código: | ||
Geometria e Topologia | 145GETO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno encare e utilize a Geometria não só como via de compreensão e representação de formas e espaços, mas também como instrumento indispensável no ato de fazer e pensar a Arquitetura. Assim, com esta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: - Realizar construções geométricas com rigor, utilizando as técnicas de execução e representação adequados; - Selecionar o tipo de representação mais adequado a um determinado objeto, sendo este real ou imaginário; - Utilizar, de modo apropriado, diferentes sistemas de projeção; - Produzir perspetivas rigorosas de objetos e espaços construídos; - Interpretar e utilizar diferentes escalas de representação. - Identificar, analisar e entender composições geométricas em projetos de arquitetura e/ou obras construídas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução à geometria O que é a Geometria; os elementos visuais de comunicação: ponto, linha, plano; noção de horizontalidade, verticalidade e obliquidade; noção de perpendicularidade e ortogonalidade, relações entre retas ou segmentos de reta. 2. Construções geométricas Divisão de retas e ângulos (mediatriz, bissetriz, etc.); desenho de polígonos; tangentes; espirais; elipse; arcos. 3. Escalas de representação Escala gráfica; escala numérica; escala real ou “natural”; escalas de redução e ampliação. 4. Projeções geométricas planas Noção de projeção e sistema de projeção; sistema de múltipla projeção ortogonal; esboço de volumes através de perspetivas rápidas. 5. Normalização Normas portuguesas (NP); normas europeias (EN); normas ISO; tipos e formatos de papel; tipos de linhas; legendas, margens e esquadrias; cotagem de desenhos; dobragem de desenhos; escalas de desenho. 6. Sombras técnicas Conceitos básicos; sombra de uma linha; sombra de um cubo; sombra de múltiplos cubos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Após a introdução ao tema e aos conceitos principais, o aluno aprende processos de representação rigorosos para realizar construções geométricas. O conhecimento de diversos processos permite-lhe conhecer as regras e lógicas das construções geométricas, bem como adquirir destreza para as colocar em prática, sabendo escolher o método mais adequado de construção e representação geométricas na resolução de problemas arquitetónicos. Complementando os conhecimentos descritos anteriormente com domínio de escalas e a noção de normas existentes, o aluno adquire competências para executar adequadamente representações de objetos, bem como a destreza para as utilizar no desenvolvimento dos seus pensamentos arquitetónicos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teóricas baseiam-se sobretudo no método expositivo com amplo incentivo ao debate e discussão. As aulas teórico-práticas e práticas baseiam-se no método expositivo, com demonstração de exercícios, sendo os mesmos repetidos pelo aluno. A avaliação consiste na realização de dois momentos de avaliação: testes teórico-práticos, sendo constituídos por perguntas de desenvolvimento escrito e exercícios de representação/construção geométricas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A realização de exercícios de construções geométricas permite ao aluno assimilar os processos e normas de representação, bem como experimentar diversos métodos e técnicas de execução. Assim, o aluno adquire os conhecimentos da Unidade Curricular e simultaneamente desenvolve o espírito crítico e de análise para os colocar em prática do modo que entender mais apropriado ao longo do seu percurso de aprendizagem, de forma transversal ao longo do curso. | |||
Bibliografia: | |||
[1] ABAJO, F. Javier Rodriguez (1993), “Geometria Descriptiva - Tomo 2: Sistema de planos acotados”, San Sebastian, Editorial Donostiarra SA, 11ªedição. [2] CARVALHO, Benjamim de A. (1985) “Desenho Geométrico”, Rio de Janeiro, Livro Técnico. [3] CUNHA, Luís Veiga da (1994) “Desenho Técnico”, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. [4] FERREIRA, Patrícia, (2001) “Desenho de Arquitectura”, Rio de Janeiro, Livro Técnico [5] IZQUIERDO A., Fernando, (1980) “Geometria Descriptiva”, Madrid, Editorial Dossat, SA. [6] MAGUIRE, D.E., (1981) “Desenho Técnico”, São Paulo, Hemus. [7] MORAIS, José M. Simões (1999), “Desenho Técnico Básico 3”, Porto, Porto Editora, 22ª edição. [8] POTTMAN, H., ASPERL, A., HOFER, M., KILIAN, A. (2007), “Architectural Geometry”, Exton – Pennsylvania USA, Bentley Institute Press. [9] RICA, Guilherme (2009), “Geometria Descritiva – Método do Monge”, Lisboa, Calouste Gulbenkian/Dinapress, 4ª edição. |