Unidade Curricular:Código:
Figura Humana e Representação do Espaço145FHRE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Figura Humana e Representação do Espaço assume-se como uma continuidade e desenvolvimento das noções e conceitos desenvolvidos no âmbito das disciplinas de Desenho I e II, focando-se sobretudo nos aspectos da representação da figura humana e da representação do espaço construído. Pretende-se que o aluno continue a usar e a aperfeiçoar o desenho não só como via de compreensão e representação de formas e de espaços, mas também como instrumento indispensável no acto de fazer e pensar arquitectura.
Conteúdos Programáticos:
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
- Representar através de um conjunto de instrumentos de expressão plástica a realidade envolvente;
- Produzir desenhos como síntese dos processos de apreensão do espaço;
- Garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido;
- Desenvolver as competências de expressão plástica através do desenho enquanto instrumento de comunicação e registo do real (apreensão espacial) bem como do registo de ideias (conceitos e espaços);
- Associar os conteúdos programáticos com outros, nomeadamente nas Unidades Curriculares de Projecto de Arquitectura.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina de FHRE visa:
- Capacitar o aluno para o acto criativo e desenvolvimento dos actos projectuais através do desenho;
- Desenvolver modos de ver, de observar e de comunicar usando o desenho como instrumento experimental na representação de um lugar, sublinhando a vertente expressiva e compositiva das imagens;
- Promover a representação do espaço, considerando processos conceptuais, subjectivos e artísticos de desenho através de metodologias que procurem a descoberta, através da pesquisa e experimentação;
- Dotar, a partir da linguagem universal do desenho, a expressividade e domínio técnico na construção abstracta ou real de imagens, permitindo potenciar princípios conceptuais sobre o projecto de arquitectura e potenciador de intencionalidades criativas;
- Usar a componente prática como complemento de outras disciplinas, nomeadamente de Projecto;
- Desenvolver sensibilidade estética, capacidade expressiva, bem como dimensões poéticas e simbólicas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina de FHRE visa o aperfeiçoamento do desenho livre e a representação do real como instrumento de apreensão espacial, bem como a criação das bases para a sua utilização como um meio de concretização de ideias, conceito e espaços.
Ao longo do semestre serão explanados conteúdos teóricos no decorrer de todas as aulas, dos quais resultarão no desenvolvimento de exercícios, única e exclusivamente práticos.
Será feita uma análise dos resultados obtidos com crítica conjunta entre docente e alunos.
Serão ainda desenvolvidos trabalhos fora do espaço/tempo de aula, nomeadamente desenhos de observação, bem como outros exercícios sem espaço pré-definido.
Farão parte do ensino eventuais visitas de estudo a exposições e locais de interesse para a disciplina.
O método de avaliação da unidade curricular baseia-se no modelo da avaliação contínua e envolve a componente prática resultante de trabalhos realizados dentro e fora do espaço/tempo de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente prática desta unidade curricular é centrada fundamentalmente no processo de elaboração exercícios práticos, que terão como base fundamentada para o seu desenvolvimento, os conteúdos teóricos expostos no decorrer das aulas. O processo de definição dos conteúdos teóricos desta unidade curricular, bem como as metodologias de ensino adoptadas, tiveram em elevada consideração a sua aplicabilidade no exercício prático de fazer e pensar arquitectura, sendo que o conhecimento adquirido nesta unidade curricular será fundamental na sua relação/coerência com os restantes conteúdos programáticos de outras unidades curriculares, salientando-se as disciplinas de Projecto. Assim, esta metodologia de ensino adoptada, num contexto de turmas compactas e de grande proximidade docente/discente, permite aos alunos uma aquisição continuada de conhecimentos e competências enquadráveis no âmbito dos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular.
Bibliografia:
[1] Arnheim, R (1980), “Arte e Percepção Visual”, S. Paulo , Ed. Pioneira
[2] Arnheim, R (1984), "Visual Thinking", Univ. Californica Press
[3] Betti, C. E Sale T.( 1986),“Drawing – a contemporary approach”, ed. Fort worth
[4] Edwards, B. (1984), “ Aprender a dibujar” Madrid, ed. Hermann Blume
[5] Godfrey, T. (1990), “ Drawing today”, USA, Phaidon Inc Ltd
[6] Massironi, Manfredo (1996), “ Ver pelo desenho”, Lisboa, Edições 70
[7] Leymarie, J. et al. (1979), “ Le dessin”, Skyra
[8] Rawson, Ph. (1990), “Diseño”, ed. Nerea
[9] Ruskin, J. (1999), “ Técnicas de dibujo”, ed. Laertes
[10] Speed, H. (1944), “ La pratica y la ciencia del dibujo”, Ed. Albatros
[11] Ching, Francis D. K. (1999), "Dibujo y proyeto", México, Gustavo Gili